Biden reitera a presidente da Ucrânia apoio dos EUA em caso de ataque russo

Kiev recomendou que companhias não sobrevoem Mar Negro na semana

ANSA Brasil

Presidente dos EUA Joe Biden durante discurso na Casa Branca (Drew Angerer / Getty Images)
Presidente dos EUA Joe Biden durante discurso na Casa Branca (Drew Angerer / Getty Images)

Publicidade

NOVA YORK, 13 FEV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que seu país dará apoio a Kiev em caso de ataque russo em um telefonema no domingo (13).

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden garantiu que os EUA, com seus aliados e parceiros, “responderão de maneira rápida e decidida” a qualquer tipo de agressão russa.

Já a emissora “CNN”, afirmou que Zelensky teria pedido que Biden fizesse uma visita formal a Kiev e também um maior “apoio financeiro e militar” dos norte-americanos. Segundo o presidente ucraniano, uma visita do chefe da Casa Branca “seria uma forte mensagem para estabilizar a situação”.

Continua depois da publicidade

A tensão de uma invasão russa à Ucrânia aumenta dia após dia, mas segundo Moscou, as falas de que o país irá atacar os vizinhos não passam de “histeria e alarmismo” dos países ocidentais.

Leia também: Biden alerta Putin sobre possibilidade de “ação decisiva” e “custos severos” se Rússia avançar sobre Ucrânia

Voos sobre o Mar Negro 

O governo da Ucrânia aconselhou as companhias aéreas que evitem sobrevoar o Mar Negro entre essa segunda-feira (14) e o próximo sábado (19) por conta dos exercícios navais russos na área.

Continua depois da publicidade

A agência de notícias estatal Ria Novosti destacou que serão mais de 30 navios de guerra que farão exercícios próximos à península da Crimeia, como parte dos treinamentos que estão sendo feitos em diversos mares do mundo.

“A partir de amanhã (hoje), orienta-se que as companhia aéreas não sobrevoem essa área e planejem com antecipação rotas alternativas, levando em consideração a situação atual”, diz a nota do serviço de controle aéreo ucraniano. (ANSA).

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.