BCE deve esperar até dezembro para próximo corte de juros, diz membro do Conselho

"É quase certo que precisaremos esperar até dezembro para termos uma visão mais clara antes de darmos o próximo passo", disse Peter Kazimir em um post

Reuters

Publicidade

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu deveria quase certamente esperar até dezembro para cortar novamente a taxa de juros para ter certeza de que não está cometendo um erro ao afrouxar a política monetária muito rapidamente, disse Peter Kazimir, membro do Conselho do BCE, nesta segunda-feira.
“É quase certo que precisaremos esperar até dezembro para termos uma visão mais clara antes de darmos o próximo passo”, disse Kazimir em um post.
“Eu precisaria de uma mudança significativa, um sinal poderoso, com relação às perspectivas para considerar a possibilidade de defender outro corte em outubro”, disse Kazimir, chefe do banco central da Eslováquia.
Kazimir argumentou que o BCE precisa ter certeza de que os próximos dados confirmem suas projeções, caso contrário as autoridades podem se arrepender de se apressar em cortar os custos dos empréstimos antes que a inflação seja derrotada de forma sustentável.
O BCE cortou os juros pela segunda vez este ano na quinta-feira passada e disse que espera que a inflação volte à sua meta de 2% em uma base duradoura até o final de 2025.
(Reportagem de Balazs Koranyi)