BCE decide manter os juros inalterados pela terceira reunião seguida

As taxas europeias estão no mesmo patamar desde outubro, quando o BCE interrompeu um ciclo de alta que durou 10 reuniões, período no qual as taxas subiram 450 pontos-base

Roberto de Lira

Sede do Banco Central Europeu (Bloomberg)
Sede do Banco Central Europeu (Bloomberg)

Publicidade

Pela terceira reunião seguida, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (25) manter suas taxas de juros inalteradas. A taxa de refinanciamento (a principal) permaneceu em 4,50%, enquanto a taxa sobre depósitos ficou nos mesmos 4,0% e a taxa sobre empréstimos marginais continuou em 4,75%.

A decisão já era esperada pela maioria dos analistas de mercado, conforme o consenso LSEG.

As taxas europeias estão no mesmo patamar desde outubro, quando o BCE interrompeu um ciclo de alta que durou 10 reuniões, período no qual as taxas subiram 450 pontos-base.

Continua depois da publicidade

Em seu comunicado, autoridade monetária europeia afirmou que a tendência decrescente da inflação subjacente continuou desde a última reunião e que os anteriores aumentos das taxas de juros continuam a ser transmitidos vigorosamente às condições de financiamento. “As condições de financiamento restritivas estão atenuando a demanda, o que está a ajudar a reduzir a inflação.”

O comitê de política monetária do BCE considera que as taxas de juros já se encontram em níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, contribuirão substancialmente para o objetivo d elevar a inflação de volta à meta de 2% ao ano. 

Os diretores informa ainda que continuarão a seguir uma abordagem dependente dos dados para determinar o nível e a duração apropriados das restrições. Serão observadas as perspectivas de inflação à luz dos dados econômicos e financeiros disponíveis, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia