BC mantém projeção de crescimento do PIB em 1,0% para 2022; passa a ver superávit em transações correntes

Em relação à política monetária, reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a intenção de subir a Selic novamente em 1 ponto

Reuters

Edifício Sede Caixa Econômica Federal e Banco Central em Brasília
Edifício Sede Caixa Econômica Federal e Banco Central em Brasília

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central manteve sua projeção de crescimento econômico em 2022 a 1,0%, mesmo patamar estimado em dezembro, conforme Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira.

O Ministério da Economia, por sua vez, prevê expansão de 1,5% para o PIB este ano, enquanto o mercado, segundo a pesquisa Focus mais recente, estima que a economia crescerá 0,5% em 2022.

Em relação à política monetária, o BC reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a intenção de subir a Selic novamente em 1,0 ponto na reunião de maio, em continuidade ao ciclo de alta para levar a taxa básica de juros a território ainda mais “significativamente contracionista” para conter a inflação.

Atualmente a taxa básica de juros está em 11,75% ao ano.

O Banco Central melhorou  sua estimativa para o resultado das transações correntes neste ano, passando a ver um saldo positivo de 5 bilhões de dólares neste ano, ante rombo de 21 bilhões de dólares projetado em dezembro.

Ainda manteve a perspectiva para os Investimentos Diretos no País (IDP) em 55 bilhões de dólares em 2022.

Continua depois da publicidade

Nas contas do BC, a balança comercial terá superávit de 83 bilhões de dólares neste ano, contra estimativa anterior de 52 bilhões de dólares. A despesa líquida com viagens, por sua vez, foi estimada em 7 bilhões de dólares, repetindo a projeção de dezembro.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.