BC do Japão vê aumento sustentado nos preços de serviços, apoiado por salários

Inflação de serviços no Japão permaneceu estável durante um longo período, mas isso mudou após as empresas distribuírem aumentos salariais historicamente acima da média nos últimos dois anos

Estadão Conteúdo

Bandeira do Japão no prédio do BoJ em Tóquio - 18/03/2024 (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Bandeira do Japão no prédio do BoJ em Tóquio - 18/03/2024 (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Publicidade

As empresas japonesas estão aumentando os preços de serviços, disse o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) em relatório, um sinal de que o crescimento dos salários e preços está se desenvolvendo de acordo com o objetivo do BC japonês. Os formuladores de políticas do BoJ veem um aumento nos preços de serviços como a chave para a inflação autossustentável.

Os preços dos serviços geralmente flutuam menos do que os preços dos bens. A inflação de serviços do Japão permaneceu em quase zero desde o final da década de 1990, acompanhada por praticamente nenhum crescimento salarial.

Isso mudou recentemente, pois as empresas distribuíram aumentos salariais historicamente acima da média nos últimos dois anos, disse o banco central em um artigo de pesquisa divulgado nesta terça-feira (20).

Continua depois da publicidade

Quando as empresas revisaram seus preços de serviços em abril, um número maior teve aumento na comparação com o observado nos últimos anos, descreveu o artigo.

O número de serviços que viram aumentos de preços atingiu um nível não visto desde o início da década de 1990, disse o BoJ.

(Dow Jones Newswires)