BC da Noruega eleva juro básico em 25 pontos-base, a 3%, e prevê taxa final maior

Norges Bank disse que a inflação no país está menos intensa que o esperado, mas citou o mercado de trabalho aquecido como risco

Estadão Conteúdo

Publicidade

Seguindo a tendência de autoridades monetárias de quase todo o mundo, o Banco Central da Noruega decidiu elevar juros nesta quinta-feira (23) e comunicou que a taxa final do atual ciclo deverá atingir nível maior do que inicialmente previsto, uma vez que a inflação segue bem acima da meta. O Norges Bank aumentou sua taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb), para 3%, como era previsto pelo mercado.

Em comunicado, a presidente do BC norueguês, Ida Wolden Bache, disse que o juro básico poderá ser elevado de novo em maio em meio a “consideráveis incertezas em relação a futuros desdobramentos econômicos”.

O BC local reconheceu que os preços da energia no país têm apresentado uma queda acentuada e que a inflação dos preços ao consumidor tem sido menor do que a projetada. Por outro lado, comentou que o desemprego tem sido um pouco menor do que o estimado e que há sinais de que a desaceleração da economia norueguesa será menos pronunciada do que o projetado em dezembro. 

Continua depois da publicidade

A instituição agora prevê que a taxa básica atingirá o pico de cerca de 3,5% durante o verão local, ante projeção anterior de 3,1%.