BC da China surpreende e corta suas taxas básicas de juros em 10 pontos-base

Taxa básica de juros de um ano (LPR) caiu de de 3,45% para 3,35% e a taxa de cinco anos foi reduzida de 3,95% para 3,85%, informou o PBoC 

Equipe InfoMoney

Sede do banco central da China em Pequim  (Foto: Jason Lee/Reuters)
Sede do banco central da China em Pequim (Foto: Jason Lee/Reuters)

Publicidade

O BC da China surpreendeu os analistas e decidiu nesta segunda-feira (22) cortar a taxa básica de juros de um ano (LPR) de 3,45% para 3,35% e a taxa de cinco anos foi reduzida de 3,95% para 3,85%, informou o PBoC.  

A taxa mais curta é usada como referência para a maioria dos empréstimos residenciais e corporativos, enquanto a mais longa é a referência para grande parte das hipotecas imobiliárias.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Além das taxas principais, o BC reduziu a taxa overnight em 10 pontos-base, para 2,55%, e as taxas de sete dias e de um mês também sofreram redução de bps, para 2,7% e 3,05%, respectivamente.

Citando fontes próximas do PBoC, a agência de notícias oficial Xinhua afirmou que o corte de juros mostra determinação em reforçar a recuperação econômica e foi uma resposta aos objetivos da reunião plenária realizada na semana passada, de atingir a meta de crescimento deste ano.

Zhang Zhiwei, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management, disse à Reuters que o fato de o PBoC não ter esperado que o Fed cortasse suas taxas primeiro antes indica que “o governo reconhece a pressão de baixa sobre a economia da China”.