BC da Austrália mantém novamente a taxa de juros em 4,10% e não descarta novas altas

Taxa permanece a mesma desde junho e RBA informa que decisão oferece mais tempo para avaliação do impacto da política restritiva

Roberto de Lira

Publicidade

O RBA, o Banco Central da Austrália decidiu em sua reunião de política monetária realizada nesta terça-feira (5) manter sua taxa básica de juros inalterada em 4,10% ao ano. Foi a terceira reunião consecutiva na qual a a taxa foi mantida. A autoridade monetária informou em comunicado que isso proporcionará mais tempo para avaliar o impacto do aumento dos juros nas perspectivas econômicas.

O RBA comentou ainda que a inflação na Austrália ultrapassou o seu pico e o que indicador mensal do CPI mostrou uma nova descida em julho, masque a inflação ainda é demasiado elevada e assim permanecerá ainda por algum tempo.

“Embora a inflação dos preços dos bens tenha diminuído, os preços de muitos serviços estão subindo rapidamente. A inflação dos aluguéis também é elevada. A previsão é que a inflação medida pelo CPI continue a diminuir e regresse aos limites entre 2% e 3% (o centro da meta) no final de 2025.”

O BC australiano também alertou que poderá ser necessário um maior aperto da política monetária para garantir que a inflação regresse ao objetivo num prazo razoável, mas isso continuará a depender dos dados e da evolução da avaliação dos riscos.

“Ao tomar as suas decisões, o Conselho continuará a prestar atenção à evolução da economia global, às tendências nas despesas das famílias e às perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho. O Conselho permanece resoluto na sua determinação de devolver a inflação ao objetivo e fará o que for necessário para conseguir.”