Banco da Noruega interrompe ciclo de alta e mantém taxa de juros em 2,75%

Autoridade monetária ainda vê inflação forte, mas alegou que política começou a ter um efeito restritivo sobre a economia

Roberto de Lira

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

O Comitê de Política Monetária e Estabilidade Financeira do Banco da Noruega interrompeu o ciclo de alta e decidiu por unanimidade nesta quinta-feira (19) manter a taxa de juros inalterada em 2,75%.

No comunicado sobre sua decisão, o Norges Bank avaliou que os preços ao consumidor no país subiram acentuadamente e que a inflação está bem acima da meta, enquanto a atividade econômica continua forte e o mercado de trabalho permanece apertado. No entanto, alega que há perspectivas de que os preços de energia sejam daqui para frente menores do que o esperado anteriormente e que as pressões inflacionárias globais parecem estar diminuindo.

Ainda segundo o Comitê, a taxa básica de juros aumentou consideravelmente em um curto período de tempo – estava em 0,75% até junho e teve três alta de 50 pontos-base e mais três de 25 pontos – e que a política monetária começou a ter um efeito restritivo sobre a economia. “Isso pode sugerir uma abordagem mais gradual para a definição da taxa básica de juros”, justificou.

O Banco da Noruega disse ainda que as perspectivas para a economia local são mais incertas do que o normal e que a trajetória futura da taxa básica de juros dependerá dos desenvolvimentos econômicos.