Banco da Inglaterra acelera alta de juros para 75 pontos base; taxa vai a 3%, dentro do esperado

Mais uma vez, decisão não foi unânime: um membro do comitê votou por alta de 0,50% e outro por elevação de 0,25%

Roberto de Lira

Publicidade

O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (MPC, na sigla em inglês) decidiu hoje elevar sua taxa em 75 pontos base, para 3,0% ao ano. A decisão representa uma aceleração da política contracionista, uma vez que a decisão de setembro havia sido uma alta de 50 pontos base.

A elevação da taxa ficou em linha comas projeções do mercado: o consenso Refinitiv apontava para alta de 0,75 ponto porcentual.

Mais uma vez, a decisão não foi unânime: um membro preferia aumentar a taxa bancária em 0,5 ponto porcentual, para 2,75%, e outro integrante do comitê optou por elevação de 25 p.b., para, para 2,5%.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Segundo o MPC, desde a reunião anterior, houve desenvolvimentos significativos na política fiscal do país. A incerteza em torno das perspectivas para os preços de energia no varejo do Reino Unido caiu até certo ponto após novas intervenções governamentais.

A previsão é que a inflação do consumidor (CPI, na sigla em inglês), que foi de 10,1% em setembro, deva subir para cerca de 11% no quarto trimestre de 2022.