Atividade nos EUA recua em  setembro, mas trimestre é o melhor desde 2022

O índice de gerentes de compras (PMI) composto, que agrega resultados tanto de serviços como industriais, passou de 54,6 em agosto para 54,4 em setembro

Equipe InfoMoney

Times Square, Nova York, EUA. (Foto:  Vidar Nordli-Mathisen/ Unsplash)
Times Square, Nova York, EUA. (Foto: Vidar Nordli-Mathisen/ Unsplash)

Publicidade

A atividade dos Estados Unidos teve uma ligeira queda em setembro, mas completou o trimestre mais forte desde o início de 2022, de acordo com os dados de um indicador que é considerado um termômetro econômico. O índice de gerentes de compras (PMI) composto, que agrega resultados tanto de serviços como industriais, passou de 54,6 em agosto para 54,4 em setembro.

O PMI de serviços, calculado pela S&P Global, recuou de 55,7 para 55,4 em um mês, enquanto o indicador de manufatura caiu de 47,9 em agosto para 47,0 em setembro, sinalizando uma deterioração nas condições de negócios no setor de produção de bens pelo terceiro mês consecutivo e pior taxa desde junho de 2023.

A leitura de setembro está alinhada com os relatórios macroeconômicos do mês, incluindo as vendas no varejo, que sugeriram que a economia manteve seu impulso de crescimento no terceiro trimestre.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

No entanto, a incerteza sobre a eleição presidencial de 5 de novembro está pesando sobre o sentimento empresarial. O setor de serviços continuou a expandir em um ritmo constante, embora o setor industrial tenha caído para uma mínima recorde de 15 meses.

A medida da pesquisa dos preços pagos pelas empresas pelos insumos aumentou para 59,1, máxima de um ano, em comparação com 57,8 no mês passado. O indicador de preços cobrados subiu para 54,7, de 52,9 em agosto.

Na semana passada, o banco central dos EUA reduziu a taxa de juros em 50 pontos-base, para a faixa de 4,75% a 5,00%, a primeira redução nos custos de empréstimos desde 2020, o que, segundo o presidente do Fed, Jerome Powell, tinha o objetivo de demonstrar o compromisso das autoridades com a manutenção de uma taxa de desemprego baixa.

Continua depois da publicidade

“Os primeiros indicadores da pesquisa de setembro apontam para uma economia que continua a crescer em um ritmo sólido”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence. “Enquanto isso, uma reaceleração da inflação também é sinalizada, sugerindo que o Fed não pode desviar totalmente o foco de sua meta de inflação enquanto busca sustentar a recuperação econômica.”

(Com Reuters)