Atividade de serviços na China decepciona em junho, segundo PMI do Caixin

Índice de gerentes de compras do setor de serviços da China teve forte queda entre maio e junho, passando de 54,0 para 51,2, patamar mais baixo desde outubro de 2023

Roberto de Lira

Restaurante em 
 Pequim  (Foto:Tingshu Wang/Reuters)
Restaurante em Pequim (Foto:Tingshu Wang/Reuters)

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China teve forte queda entre maio e junho, passando de 54,0 para 51,2, informou a pesquisa mensal da S&P Global, em parceira com o Caixin Insight Group. O dado foi o mais baixo desde outubro do ano passado e ficou abaixo das expectativas do consenso LSEG de analistas, que previa um PMI de 53,4.

A S&P Global informou que foi mantida tendência de alta de novas empresas no setor em junho, bem como as vendas para o exterior, mas destacou que o nível de confiança diminuiu para o nível mais baixo desde março de 2020, com algumas empresas preocupadas com o aumento da concorrência e com condições econômicas mais fracas, especialmente para o próximo ano.

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As empresas também foram cautelosas na contratação de pessoal adicional, mesmo com os atrasos acumulados ao ritmo mais rápido em pouco mais de dois anos.

Já as pressões sobre os preços diminuíram, com as empresas aumentando seus encargos apenas de forma fracionada. Isto ocorreu em meio à queda da inflação dos custos de insumos em junho.

Wang Zhe, economista sênior do Caixin, comentou que, embora o PMI tenha permanecido em território expansionista pelo 18º mês consecutivo – com nota acima de 50,0 –  o dinamismo do crescimento enfraqueceu em comparação com maio.

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“O emprego no setor de serviços piorou novamente. Os prestadores de serviços ainda expressaram uma forte motivação para reduzir as suas folhas de pagamento e melhorar a eficiência, não estando dispostos a preencher vagas”, disse em nota.