Publicidade
As causas sociais que escolhemos para apoiar dizem muito sobre quem nós somos e são parte da construção da nossa identidade. É como a roupa que se veste, a música que se ouve. É como nos colocamos no mundo.
E ver-se como membro de um grupo maior é, ainda, um aspecto essencial da identidade de uma pessoa. Descobrir a sua causa é também um caminho de fortalecimento da cultura de doação – entendemos que assim é muito mais prazeroso se envolver com as mudanças que o mundo precisa, em diferentes frentes, para assim, conscientizar, engajar, mobilizar a sociedade em benefício da transformação social.
“Desde que nasci eu posso dizer que tenho um olhar para cães e gatos, animais em geral, e isso acabou mobilizando a minha vida toda. A causa animal é minha paixão por ela está presente em todas as minhas ações no dia a dia”, conta Marcelo Vieira, mais conhecido como Marcelinho Protetor. Sua paixão pelos animais o levou a fundar o Projeto Bichos do Gueto, um abrigo que trabalha com o acolhimento e adoção de cães e gatos, que hoje já abriga mais de 150 animais.
Continua depois da publicidade
É essa paixão por um tema que faz com que o envolvimento com a causa seja contínuo e crie raízes profundas. Nos Estados Unidos, onde a cultura de doação é uma das mais fortalecidas do mundo, 24% das pessoas que possuem patrimônio de pelo menos um milhão de dólares integram o conselho de alguma ONG e 81% delas doam porque acreditam na missão daquela instituição.
As causas mobilizam também a identidade de empresas, cada vez mais preocupadas com a responsabilidade social de suas ações e como se apresentam ao mundo. E fazer escolhas e definir o território de apoio às causas pode não ser uma tarefa fácil, uma vez que as diferentes afinidades de lideranças, stakeholders e colaboradores fazem parte do DNA da empresa.
“O olhar que a gente desenvolve é de encontrar a causa que mais faça sentido para a empresa e partimos do propósito do que essa empresa é. Uma boa causa para uma empresa defender é a causa que está no centro, na causa da empresa e nas demandas da sociedade naquele determinado momento”, explica o cientista político Leandro Machado, cofundador e sócio da Cause, consultoria que conecta empresas e organizações sociais.
Continua depois da publicidade
Do outro lado, as organizações da sociedade civil também devem ficar atentas às causas que mobilizam as empresas, que podem ser possíveis apoiadores de seus trabalhos junto à sociedade. Segundo Machado, é preciso fazer a lição de casa . “A primeira dica que eu daria é conhecer a audiência. É conhecer com quem você está falando, é conhecer para quem é que você vai pedir. De onde essa pessoa vem, de onde essa organização, no que ela acredita, quais são os problemas dela, qual é este momento que ela está passando. Entender que a partir desse conhecimento você vai conseguir estabelecer laços de similaridade, você vai conseguir oferecer mais. Você só vai conseguir oferecer boas contrapartidas se você souber o que aquela pessoa quer ou o que ela está buscando”, conclui.
E em um país com tantas causas, pode ser difícil identificar qual é aquela que ganha seu coração e elas podem ser muitas, afinal, a cada momento da vida podemos mudar nossos interesses e também o nosso olhar para as causas sociais que irão mobilizar nosso ativismo, nossas doações.
Para ajudar a conectar pessoas às causas e incentivar a doação para organizações da sociedade civil e a realização de trabalho voluntário, o Instituto MOL está prestes a relançar o Descubra sua Causa, um teste online que aproxima as pessoas de causas sociais, criado em 2018 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
Continua depois da publicidade
Em 2021, em parceria com o Instituto MOL, o teste foi reformulado, entendendo a necessidade de atualizar o conteúdo de acordo com as transformações recentes da sociedade brasileira. A nova versão do Descubra sua Causa apresenta 10 resultados possíveis de causas e novas indicações de formas de engajamento (pessoas para seguir, livros e séries, ações para começar a agir hoje, entre outras) e estará disponível a todos, gratuitamente, em breve.
O podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa!, é uma produção do Instituto MOL com apoio do Movimento Bem Maior, Morro do Conselho Participações e Ambev, além de divulgação do Infomoney.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.