Após nova mínima em 38 anos, Japão faz novo alerta contra quedas acentuadas do iene

Iene era negociado a 160,52 por dólar nesta quinta-feira, perto da mínima de 38 anos de 160,88 atingida na quarta-feira; governo garante que tomará "medidas necessárias"

Reuters

Notas de iene - 22/09/2022  (Foto: Florence lo/Ilustração/Reuters)
Notas de iene - 22/09/2022 (Foto: Florence lo/Ilustração/Reuters)

Publicidade

Tóquio (Reuters) – As autoridades japonesas tomarão as medidas necessárias em relação ao câmbio, disse nesta quinta-feira (27) o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, sinalizando a disposição de intervir no mercado após a queda do iene para uma nova mínima de 38 anos em relação ao dólar.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

“É desejável que as taxas de câmbio se movimentem de forma constante. Movimentos rápidos e unilaterais são indesejáveis. Em particular, estamos profundamente preocupados com o efeito sobre a economia”, disse Suzuki aos repórteres.

Continua depois da publicidade

“Estamos observando os movimentos com um alto senso de urgência, analisando os fatores por trás dos movimentos e tomaremos as medidas necessárias”, disse ele.

O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, também disse em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira que Tóquio tomará as medidas “apropriadas” contra movimentos excessivos da moeda. Ele se recusou a comentar sobre os níveis do iene e se as autoridades interviriam.

O iene era negociado a 160,52 por dólar nesta quinta-feira, permanecendo bem perto da mínima de 38 anos de 160,88 atingida na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Diferencial de juros

As autoridades japonesas estão enfrentando uma pressão renovada para combater os declínios acentuados do iene, que caiu 12% até agora este ano em relação ao dólar, já que os investidores se concentram na ampla divergência da taxa de juros entre o Japão e os Estados Unidos.

O rápido declínio do iene abaixo do nível-chave de 160 por dólar está aumentando o alarme do mercado sobre a possibilidade de uma intervenção iminente de compra de ienes.

“A esta altura, as autoridades provavelmente estão começando a se preocupar não apenas com a velocidade, mas com o nível”, disse Masafumi Yamamoto, estrategista-chefe de câmbio da Mizuho Securities, em uma nota. “A menos que eles intervenham, há o risco de o iene cair para 162.”

Continua depois da publicidade

Mas os analistas duvidam que até mesmo a intervenção possa reverter a maré de fraqueza do iene devido principalmente à incerteza sobre quando o Federal Reserve começará a cortar a taxa de juros.