Após 3 quedas, PIB da Argentina avança 3,9% no 3º trimestre ante o trimestre anterior

Exportações cresceram 3 2%, consumo privado aumentou 4,6%, consumo público subiu 0,7% e a formação brutal de capital fixo cresceu 12,0%; ante igual trimestre do ano passado, houve uma contração de 2,1% no PIB

Equipe InfoMoney

Casa Rosada, em Buenos Aires, Argentina. (Foto: Vinicius Garcia/ Pexels)
Casa Rosada, em Buenos Aires, Argentina. (Foto: Vinicius Garcia/ Pexels)

A economia argentina cresceu 3,9% no terceiro trimestre na comparação com o trimestre anterior, após registrar recuo nessa comparação por três períodos seguidos, informou o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) nesta segunda-feira (16).

Publicidade

Ante igual trimestre do ano passado, houve uma contração de 2,1% no Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado do ano, a queda é de 3,0%, ante o mesmo período de 2023.

Do lado da demanda, todos os componentes registraram um incremento ante o segundo trimestre. As exportações cresceram 3 2%; o consumo privado aumentou 4,6%; o consumo público, 0,7%; e a formação brutal de capital fixo — uma medida de investimentos — cresceu 12,0%.

Na comparação interanual, houve queda de 3,2% do consumo privado e de 4% do público. O investimento em capital fixo recuou 16,8%, enquanto as exportações aumentaram 20,1%.

(Com Estadão Conteúdo)