Publicidade
O bilionário investidor Paul Tudor Jones alertou que o ambiente econômico dos EUA está “precário” depois que o presidente Donald Trump iniciou uma guerra comercial global, impondo tarifas sobre alguns dos principais parceiros comerciais do país.
“Este é um cenário completamente diferente do Trump 1.0”, disse Jones, fundador da Tudor Investment Corp., em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (3). “Nunca tivemos tantas coisas interconectadas que podem dar errado ao mesmo tempo. Vai ser necessário um maestro para conduzir isso de uma forma que preserve os principais ativos econômicos.”
A guerra comercial prometida por Trump adiciona uma nova camada de incerteza aos mercados acionários. As bolsas americanas caíram nesta segunda-feira após o presidente anunciar tarifas sobre produtos do México, Canadá e China, medida que ameaça desestabilizar o comércio global. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou em uma postagem no X que as tarifas contra o país foram adiadas em um mês após sua conversa com Trump.
Jones, 70 anos, afirmou que três áreas fundamentais mudaram drasticamente desde o primeiro mandato de Trump em 2017 — ações, títulos e investimento estrangeiro — e que os mercados estão em uma posição “muito mais frágil” agora.
No mercado de ações, por exemplo, os índices de preço sobre lucro das empresas estão 30% acima dos níveis de janeiro de 2017. Mesmo com uma correção de 30%, a bolsa americana ainda estaria “ligeiramente supervalorizada”, disse Jones.
© 2025 Bloomberg L.P.