Aliados e filha de Trump rejeitavam alegações de fraude na eleição, mostra audiência sobre invasão ao Capitólio

Esta foi a primeira de seis audiências planejadas para mostrar que o ex-presidente republicano conspirou para manter o poder ilegalmente

Reuters

Divulgação
Divulgação

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O comitê do Congresso norte-americano que investiga o ataque ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump que tentavam reverter sua derrota nas eleições de 2020 apresentou depoimentos na quinta-feira mostrando que aliados próximos, e até mesmo a filha de Trump, rejeitavam as falsas alegações do então presidente dos EUA de fraude eleitoral.

O Comitê Selecionado da Câmara dos Deputados dos EUA que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 também apontou imagens de milhares de manifestantes atacando a polícia e abrindo caminho para o Capitólio. Foi a primeira de seis audiências planejadas para mostrar que o ex-presidente republicano conspirou para manter o poder ilegalmente.

O comitê liderado pelos democratas apresentou um vídeo de depoimentos de figuras notáveis ​​do governo Trump, incluindo sua filha Ivanka Trump e o marido dela, Jared Kushner; o secretário de Justiça, William Barr; o porta-voz da campanha, Jason Miller; e o general Mark Milley.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

Também mostrou parte do discurso incendiário de Trump antes do ataque, no qual ele repetiu falsas alegações de fraude eleitoral e direcionou a raiva de seus apoiadores ao vice-presidente Mike Pence, que estava no Capitólio supervisionando a certificação pelo Congresso da vitória eleitoral do democrata Joe Biden — um processo que o ataque não conseguiu impedir.

Alguns republicanos do Congresso nos dias após o ataque condenaram Trump, mas a maioria mudou de tom desde então, apoiando-o e minimizando a violência do dia. O próprio Trump foi atrás dos republicanos que votaram pelo impeachment por suas ações, apoiando candidatos nas primárias antes das eleições de 8 de novembro que determinarão o controle do Congresso pelos próximos dois anos.

O presidente do comitê democrata, Bennie Thompson, disse que Trump estava no centro de uma conspiração para arruinar a democracia norte-americana e bloquear a transferência pacífica de poder.

“O dia 6 de janeiro foi o ponto culminante de uma tentativa de golpe, uma tentativa descarada, como disse um escritor pouco depois de 6 de janeiro, de derrubar o governo”, afirmou Thompson. “A violência não foi um acidente. Foi a última tentativa de Trump.”

Barr em depoimento em vídeo disse: “Deixei claro que não concordava com a ideia de dizer que a eleição foi roubada e propagar essas coisas, que eu chamo de besteira. E, você sabe, eu não queria fazer parte disso.”

A opinião de Barr convenceu a filha de Trump.

Continua depois da publicidade

“Respeito o secretário de Justiça Barr. Então aceitei o que ele estava dizendo”, disse Ivanka Trump em depoimento gravado em vídeo.

Trump, que está flertando publicamente com outra candidatura à Casa Branca em 2024, emitiu um comunicado antes da audiência chamando o comitê de “bandidos políticos”.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.