Alemanha: índice ZEW de expectativas econômicas foi de -59,7 em outubro

Embora expectativa tenha aumentado 2,7 pontos ante setembro, avaliação de condição atual caiu 11,7 pontos e está em -72,2

Roberto de Lira

Detalhe do Portão de Brandemburgo, na Alemanha
Detalhe do Portão de Brandemburgo, na Alemanha

Publicidade

O índice de expectativas econômicas da Alemanha aumentou 2,7 pontos em outubro, para um patamar de -59,7 pontos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo instituto alemão ZEW. No entanto, a avaliação da situação econômica atual no país voltou a cair e atualmente está em -72,2 pontos, 11,7 pontos abaixo do mês anterior.

Segundo Achim Wambach, presidente da ZEW, a avaliação  ais negativa sobre a situação atual aponta uma probabilidade maior de que o produto interno bruto real diminua ao longo dos próximos seis meses. “No geral, as perspectivas econômicas se deterioraram novamente”, comentou.

Zona do Euro

O sentimento dos especialistas do mercado financeiro em relação ao desenvolvimento econômico da Zona do Euro é similar. Aumentou ligeiramente, em 1,0 ponto, em outubro e atualmente está em -59,7 pontos. Já o indicador de situação caiu acentuadamente, para -70,6 pontos, perdendo 11,7 pontos em relação ao valor do mês anterior.

As expectativas de inflação para a zona do euro caíram significativamente em outubro. Atualmente, eles estão em -35,8 pontos, 23,7 pontos abaixo do valor de setembro.

O índice ZEW capta desde 1991 a opinião de 300 especialistas de bancos, seguradoras e departamentos financeiros de empresas sobre o comportamento da economia. Um valor superior a zero indica otimismo, enquanto um valor inferior a zero aponta pessimismo.