Publicidade
O Brasil possui 525 mil contadores, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e cada um desses profissionais ajuda a garantir a conformidade trabalhista, tributária e contábil das cerca de 20 milhões de empresas ativas no Brasil. Conhecidos pela burocracia da profissão, uma parte destes contadores participa de uma revolução na área, que passa por uma união com o mercado financeiro.
Nery, Pedro sócio fundador da Contabilidade.net, explica que os contadores estão próximos das empresas, mas por vezes estão limitados às conformidades. “Nós queremos apresentar uma nova categoria desses profissionais, os contadores consultivos e firmamos uma parceria com a XP Empresas para empoderar esses profissionais e ajudar a deixar as vidas dos empreendedores melhor”, diz. “O contador lida com números e pode democratizar a educação financeira para empreendedores, assim como a XP fez com o seu público”, completa.
A ideia central da Contabilidade.net é que esses profissionais devem ir além dos protocolos, apoiar as empresas na gestão e tomada de decisão. “A gente separa a profissão em duas classes: contadores despachantes e os consultivos, que extrapolam a burocracia e passam a ser o braço direito do empresário de sucesso, uma vez que eles sabem a necessidade do empreendedor por conhecer o dia a dia da operação. Por isso, o que a gente está fazendo é, junto com a XP Empresas, empoderar esse contador com mais conhecimento e mais ferramentas para que ele possa ajudar esse empresário a cumprir o seu papel e crescer”, afirma Nery.
Continua depois da publicidade
Para o executivo, é fato que as empresas precisam de suporte do mercado financeiro para conseguir crescer. Ele afirma que os bancos tradicionais sempre foram muito distantes dos empresários de pequeno e médio porte, se relacionando por meio de gerentes que não conseguem dar atendimento qualificado e humanizado, como é dado aos grandes clientes por conta dos valores movimentados.
“Isso faz com que essas pequenas e médias empresas tenham acesso a produtos que não são adequados para sua realidade, com tarifas altas e dificuldades de chegar às soluções que de fato elas precisam. O contador está ao lado da empresa, ele organiza as finanças e ajuda a direcionar seu negócio, então por que não aproximar o contador do mercado financeiro e colocá-lo para contribuir na construção de empresas mais saudáveis?”, questiona.
Ele explica que a parceria com a XP Empresas veio justamente para empoderar o contador, para que ele possa ter conhecimento para educar o empresário e ajudá-lo a ter acesso aos produtos e serviços adequados com um atendimento hipersegmentado. “O contador identifica as ações, sabe a real necessidade e vai orientar o empresário a ter produtos que ele realmente precisa. Ele é o clínico geral das empresas, que leva o empreendedor para o assessor de investimentos”, afirma.
Continua depois da publicidade
A ideia é construir uma revolução no mercado contábil, que vai gerar uma evolução também na relação das empresas com o mercado financeiro. Nery diz que os empreendedores merecem o sucesso, mas para isso precisam curar uma doença que atinge muitos deles, que é a “cegueira financeira”. “Muitas empresas não dominam seus números, não fazem uma boa gestão de caixa, não têm acesso a bons serviços e produtos financeiros, e isso impede que elas cresçam.”
Ele lembra que a categoria contábil veio da coletoria de impostos e sempre foi uma classe associada a retirar riqueza das pessoas. “Isso está errado, afinal contadores são profissionais que ajudam a multiplicar patrimônio, mas historicamente sempre foram vinculados a essa parte da burocracia. O contador é uma profissão obrigatória dentro das empresas e pode colaborar muito mais com o sucesso delas”, diz.
O encontro entre a contabilidade e o mercado financeiro
Continua depois da publicidade
Em suma, a Contabilidade.net é o ecossistema que dá suporte ao contador para que ele possa ajudar o empresário na gestão. A empresa foi criada a partir de uma experiência pessoal de Nery.
“Conto minha história dizendo que Pedro foi um empresário falido que foi salvo por um contador. A empresa da minha família, uma administradora de condomínios, cresceu rápido. Mas o meu pai, que liderava o negócio, não dominava os números e a empresa estava em crise. Eu percebi que não tínhamos mais saída quando fui ao banco para assinar um empréstimo para fazer o pagamento dos funcionários”, lembra.
Segundo ele, a sensação era de que quanto maior a empresa ficava, mais problemas tinha. “Isso consumiu a relação da minha família. A gente administrava as finanças dos condomínios, mas não lidava com as nossas finanças. Estávamos em uma cegueira financeira. Era como se dirigisse um carro esportivo em alta velocidade com o parabrisa tampado e sem retrovisor”.
Continua depois da publicidade
Nery conta que quem os salvou foi um contador, mas ele fez isso de forma diferente. “Até então só conhecíamos o trabalho dele com burocracia, mas o Glauber, que até hoje lembro o nome, veio para organizar a casa e já tinha uma postura diferente. Ele fez uma gestão financeira na nossa empresa e isso foi bacana, porque passamos a tomar decisões com base em dados objetivos e não mais achismos. A empresa que estava à beira do precipício voltou a crescer de forma sustentável”, diz.
Da experiência pessoal nasceu a motivação para replicar o processo em outras companhias e oferecer esse apoio. “Em 2018 nasceu o movimento de contabilidade consultiva, para profissionais que não aceitam ser vistos como mal necessário, que sabem que tem poder de ajudar a crescer. Comecei a encorajar esse público e criei o canal Contabilidade Consultiva, no Youtube. São milhares de inscritos e esses profissionais agora ganham o apoio da XP Empresas para seguir ajudando a transformar as companhias”, finaliza.
A Contabilidade.net foi a empresa convidada para a edição do Zero ao Topo, podcast da InfoMoney. A íntegra do bate papo pode ser conferida aqui.
O programa também está disponível em vídeo no YouTube ou nas plataformas de áudio ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.