A International Business Machines Corporation (IBM) é uma empresa internacional de tecnologia. Com sede em Armonk, New York, nos Estados Unidos, atua em mais de 170 países.
A empresa atua com 5 segmentos: Soluções Cognitivas; Serviços para Negócios Globais (GBS), Serviços de Tecnologia e Plataformas em Nuvem; Sistemas; Financiamento Global. A empresa produz e vende hardware e software. Também fornece serviços de hospedagem e consultoria em áreas que variam de computadores mainframe a nanotecnologia. A IBM também tem uma grande atuação com pesquisa.
Em 2019 detinha por 29 anos consecutivos o recorde de patentes nos EUA geradas por uma empresa. A empresa possuía nessa data cerca de 40 mil patentes.
A companhia foi criada em 1911, com a partir de três empresas menores de máquinas tabuladoras que usavam cartões perfurados. O nome inicial da empresa foi Computing-Tabulating-Recording Company. Em 1924 a denominação foi alterada para International Business Machines Corporation, ou apenas IBM.
Em 1933, a IBM comprou a Electromatic Typewriters, Inc, entrando no campo das máquinas de escrever elétricas. A partir de 1952, quando Thomas Watson Jr se tornou presidente da empresa, esta passou a investir em computação. Em 1960 a IBM produzia aproximadamente 70% dos computadores do planeta.
O foco da empresa inicialmente foi em computadores mainframe. Eram máquinas caras, de médio a grande porte, que podiam processar dados numéricos em grandes velocidades. Ela ingressou na produção de computadores pessoais apenas em 1981. Tornou-se a principal fabricante do mundo até os anos 1990, quando a competição aumentou.
Em 1995, a IBM comprou a Lotus Development Corporation, um importante fabricante de software. Em 2002 vendeu o negócio de discos rígidos por US$ 2,05 bilhões para a japonesa Hitachi.
A empresa está listada na B3 com a BDR IBMB34. Também está no mercado fracionado (IBMB34F).
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!