A General Electric Company (GE) é uma empresa global que atua com uma variedade de produtos e serviços. Sua sede fica em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Está nos segmentos de aviação, saúde, petróleo, energia renovável, indústria digital, manufatura aditiva, capital de risco, finanças e iluminação.
A companhia fabrica itens como motores de aeronaves, aparelhos para imagens médicas e produtos industriais. Atua ainda com geração de energia, processamento de água e financiamento para negócios e consumidores.
A General Electric foi criada em 1892, com a fusão de duas companhias pré-existentes. Uma delas era a Edison General Electric Company, criada em 1889 por Thomas Edison. A outra era a Thomson-Houston Electric Company, fundada em 1880 como American Electric Company por Gerald Waldo Hart.
Em 1896 a General Electric já figurava no índice Dow Jones Industrial Average. Em 1911 a GE absorveu a National Electric Lamp Association (NELA), estabelecendo sua divisão de iluminação.
Em 1919 a GE fundou a RCA, empresa de eletrônicos para radiodifusão. Mais tarde a RCA foi co-fundadora da National Broadcasting Company (NBC). Em 1930 a empresa se desfez do negócio. Em 1986, a RCA foi readquirida pela General Electric, que liquidou a maioria dos ativos da Empresa. A RCA se tornou apenas uma marca.
Nos anos 2000, a GE foi dona de 80% da Universal Pictures, depois NBCUniversal, que acabou sendo vendida à Comcast. Em 2007, a GE adquiriu a Smiths Aerospace. No mesmo ano a GE Oil & Gas adquiriu a Vetco Gray. Em 2008 foi adquirida a Hydril Pressure & Control. Em 2014 a GE comprou a divisão global de energia da Alstom.
Em 2019, a GE foi acusada de fraude contábil por Harry Markopolos, no valor de US$ 38 bilhões. Markopolos é um investigador de fraudes financeiras que descobriu o esquema Ponzi dirigido por Bernard Madoff na Enron.
A empresa está listada na B3 com a BDR GEOO34. Também está no mercado fracionado (GEOO34F).
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!