Fechamento anterior | 7,02 |
Abertura | 7,06 |
Negócios | 12.523,00 |
Volume | $ 55,19 M |
Mín — Máx (Dia) | 6,97 - 7,23 |
Variação (Dia) | +2.27% |
Variação (Mês) | -4.76% |
Variação (2024) | +2.25% |
Variação (52 semanas) | +17.46% |
Receita Líquida | R$ 30,89 B |
Lucro Líquido (LL) | R$ 1,33 B |
Margem Líquida | 4.32% |
Ebitda | R$ 2,34 B |
Margem Ebitda | 7.58% |
Ativo Total | R$ 17,9 B |
Dívida Bruta | R$ 3,83 B |
Dívida Líquida | R$ 3,13 B |
Patrimônio Líquido (PL) | R$ 9,39 B |
Índice de preço sobre lucro (P/L) | 11,94 |
Retorno sobre o PL (ROE) | +14.2% |
Retorno sobre o Capital (ROIC) | +9.94% |
O Grupo Mateus é o quarto maior atacarejo do País, com 137 lojas no Maranhão, Pará e Piauí. Ilson Mateus construiu a rede que hoje emprega mais de 20 mil pessoas do zero, começando com uma pequena mercearia.
O negócio foi crescendo até atingir quase R$ 10 bilhões de faturamento, em 2019. Apesar da atuação regionalmente restrita, a companhia está atrás do Assaí (do GPA), Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censosud no nicho de atacarejos.
Antes de começar a trajetória de varejista, o fundador do Grupo atuou por cerca de um ano como garimpeiro. Depois de deixar o local sem encontrar ouro, ele começou outro negócio: a compra e venda de garrafas de vidro. Foi assim que ele chegou a Balsas, no sul do Maranhão, onde percebeu que havia demanda de migrantes do Rio Grande do Sul – que chegaram à área para plantar soja – por produtos básicos.