Publicidade
A Voepass cancelou todos os voos da rota Fortaleza-Fernando de Noronha-Natal até o dia 31 de agosto.
Segundo a companhia, o motivo para a decisão é o “contingenciamento da operação” após o acidente em Vinhedo (SP), onde 62 pessoas morreram na queda da aeronave ATR-72.
De acordo com o jornal O Globo, o avião que fazia a rota para Fernando de Noronha apresentou uma série de problemas de manutenção que deixaram a tripulação apreensiva, conforme denúncia feita por um tripulante.
Continua depois da publicidade
A aeronave utilizada na rota é um turboélice ATR-42, com capacidade para 48 passageiros e matrícula PR-PDS. O avião é menor do que o ATR-72, modelo envolvido no acidente em São Paulo.
Segundo o jornal, o tripulante relatou diversas avarias no avião, como um rasgo no sistema de proteção contra congelamento da asa.
O tripulante também mencionou que o avião faz desvios e curvas durante o voo para evitar áreas de formação de gelo.
Continua depois da publicidade
Imagens registradas na data da denúncia mostrariam que o sistema de congelamento estava inoperante, com dois rasgos na borracha que protege a asa e infla para expelir o gelo.
O jornal O Globo também informou que o tripulante ouviu de colegas que a aeronave estava com um dos quatro freios quebrados, além de ter uma “bolha” de 6 cm de espessura no pneu.
A porta da aeronave também teria um vão grande o suficiente para caber a mão de uma pessoa.
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegou a interditar o avião em maio, mas a aeronave voltou a voar. Segundo a agência, o avião foi retirado da operação para verificação de itens de segurança.
Nesta semana, o ATR-72 PR-PDS está voando nas rotas Recife-Campina Grande e Recife-Mossoró. A Voepass não comentou sobre os problemas no avião.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.