Publicidade
O governo dos Estados Unidos estendeu a autorização para que consulados e embaixadas dispensem a realização da entrevista presencial para a renovação de alguns tipos de vistos até 31 de dezembro de 2023.
A medida já havia sido adotada no ano passado para reduzir o tempo de espera de brasileiros não-imigrantes na obtenção da autorização. Na representação diplomática norte-americana em São Paulo, a espera atinge 17 meses.
O tamanho da fila ainda é um reflexo da fase mais aguda da pandemia de Covid-19 que forçou o fechamento das embaixadas para conter o avanço das contaminações.
Quem será beneficiado?
A entrevista presencial poderá não ser realizada nas seguintes situações:
- em qualquer renovação de visto (incluindo a autorização dada para viagens a negócio e turismo (B1/B2), se a autorização anterior não estiver vencida há mais de 48 meses;
- para quem fizer o primeiro pedido ou renovação do visto H-2, para estrangeiros que irão aos Estados Unidos para trabalhos temporários e sazonais;
- para quem solicitar os três tipos de visto de estudo e intercâmbio (F, M e J);
- e para os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q (de trabalho, estágio e atletas); nos dois últimos casos, não pode haver registro anterior de entrada negada ao país.
Segundo Leonardo Leão, advogado especialista em direito internacional, existem 187 tipos de vistos para os EUA. Os mais solicitados pelos brasileiros são os de turismo e negócios (B1/B2).
Pouco mais de 6,2 milhões de brasileiros têm o visto norte-americano de turismo, dos quais 682 mil foram concedidos de janeiro a novembro de 2022, de acordo com levantamento do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA.
Continua depois da publicidade
Até novembro de 2022, mais de 1 milhão de brasileiros viajaram a turismo para o país da America do Norte, apontam os dados mais recentes compilados por Leão, que alerta: “quem planeja viajar aos Estados Unidos deve se preparar com uma antecedência, entre um e dois anos, para evitar problemas”.
Como fazer a renovação?
O processo de dispensa da entrevista não é automático. A decisão cabe aos funcionários consulares, que poderão exigir a realização do procedimento mesmo nos casos elegíveis de isenção.
O viajante que já tem visto americano válido ou tem um visto que expirou nos últimos 48 meses é elegível a renovar o documento sem uma entrevista. Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem pedir o visto sem entrevista, segundo o site do consulado.
Continua depois da publicidade
No processo de emissão do visto, todo solicitante precisa responder a um formulário, chamado de DS-160, que tem centenas de perguntas, incluindo questões sobre o prazo e a emissão do visto antigo, motivo da ida, entre outros pontos. A depender das respostas, os funcionários do consulado vão avaliar se é necessária a realização da entrevista.
Se a entrevista presencial não for requerida, o solicitante terá que marcar apenas uma data para levar sua documentação e renovar o visto direto na unidade consular, que em São Paulo está localizada na Vila Mariana, bairro da zona sul.
Se precisar fazer a entrevista, serão dois agendamentos:
Continua depois da publicidade
- o primeiro na unidade consular;
- e o segundo no Consulado, onde acontecerá a entrevista presencial com os funcionários da embaixada. Em SP, o Consulado está localizado em Santo Amaro, também na zona sul.
É possível identificar qual será seu caso logo após o preenchimento do formulário, quando o candidato será encaminhado para a marcação de uma ou duas datas no calendário do sistema.
Segundo a assessoria de imprensa do consulado, caso o solicitante que busca renovar o visto receber do sistema a informação de que terá de agendar uma entrevista presencial “provavelmente” é um indício de que errou no preenchimento do formulário, e, por conta disso, o sistema considerou o processo como visto novo. Não é a regra, mas pode ser um dos motivos.
Em caso de erro no formulário, é preciso fazer uma correção ou preencher um novo DS-160. E, no dia de entregar os documentos no CASV, levar as duas versões explicando que uma delas é a retificada.
Continua depois da publicidade
Tempo de espera
Para conseguir agendar a primeira etapa de checagem de documentação e foto para o visto, o viajante precisa aguardar, em média, 425 dias no Brasil. São Paulo é a embaixada com o maior tempo de espera: 528 dias.
O segundo agendamento costuma aparecer em uma data próxima ao do primeiro. No caso de renovação, o tempo de espera médio é de 100 dias para o agendamento único.
Ao InfoMoney, a assessoria do consulado americano também informou que “novos horários de agendamento para entrevistas têm sido disponibilizados no sistema online”. Quem já fez os agendamentos pode continuar acessando o sistema “regularmente para tentar reagendar as entrevistas para datas mais próximas, sem nenhum tipo de cobrança extra.”
Continua depois da publicidade
Veja o período de espera, de acordo com o site do Consulado Americano:
Embaixada | Tempo de espera |
São Paulo | 528 dias |
Brasília | 437 dias |
Rio de Janeiro | 435 dias |
Recife | 382 dias |
Porto Alegre | 345 dias |