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SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou uma lista de planos de saúde que terão sua venda suspensa a partir de sexta-feira (8) devido a reclamações recebidas no segundo trimestre sobre a cobertura assistencial, como demora e negativas no atendimento. A medida, que faz parte do acompanhamento periódico realizado pela ANS, atinge 41 planos de 10 operadoras.
Os beneficiários dos planos de saúde que foram suspensos neste ciclo somam mais de 175 mil pessoas, mas estão protegidos com a medida e continuam a ter assistência regular.
“A suspensão é uma ação preventiva e perdura até a divulgação do próximo ciclo. Para voltar a comercializar esses planos para novos clientes, as operadoras precisam antes resolver os problemas assistenciais”, explica Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS.
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Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura aos seus beneficiários estão sujeitas a multas. Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa
Paralelamente à suspensão, 33 planos de 13 operadoras que conseguiram melhorar o atendimento estão sendo reativados neste ciclo. “Esses planos demonstraram à ANS que houve melhoria na assistência, por isso estão sendo liberados para comercialização para novos clientes”, destaca a diretora.
Acesse aqui a lista de operadoras com planos totalmente liberados para venda e aqui as operadoras com planos parcialmente reativados.
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Reclamações
No segundo trimestre desse ano, a ANS recebeu 15.002 reclamações de natureza assistencial por meio de seus canais de atendimento. Desse total, 13.400 queixas foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Foram excluídas as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, cujos planos não podem ser comercializados em razão do processo de saída ordenada da empresa do mercado. No período, 91% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar, o que garantiu a solução do problema a esses consumidores com agilidade.
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