Só uma mochila: LATAM estende categoria mais econômica para voos saindo do Brasil

Já estão em vigor ajustes nos nomes, medidas e pesos na política de bagagem da LATAM

Maria Luiza Dourado

(Foto: Divulgação Latam Cargo)
(Foto: Divulgação Latam Cargo)

Publicidade

Aos viajantes que compraram passagens aéreas da LATAM, atenção: a companhia remodelou as categorias de bagagens que podem ser transportadas a bordo de suas aeronaves no Brasil.

As mudanças, em vigor desde o dia 9 de outubro, seguem o padrão adotado pelo Grupo LATAM internacionalmente.

LEIA MAIS: Latam vai a NY mostrar que superou “Chapter 11” – e está melhor que as concorrentes

A primeira delas é a criação da categoria Item Pessoal. Ela contempla mochila ou bolsa com medidas máximas de 45 cm x 35 cm x 20 cm, transportadas na cabine, embaixo do assento à frente, respeitando o peso de 10 kg, e está incluída em todas as categorias de tarifas da LATAM.

A categoria Mala Pequena, que contempla uma mala com medidas máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm, transportadas na cabine, no compartimento superior, teve seu limite de peso elevado de 10 kg para 12 kg em todas as rotas com origem no Brasil. Ela está inclusa em todas as categorias de tarifa da LATAM (Light, Full e Premium Economy), exceto a Basic.

A outra categoria é a já conhecida Bagagem Despachada, que contempla mala com medidas máximas de 158 cm lineares, somando altura (A) + comprimento (B) + largura, com peso máximo de 23 kg. Vale lembrar que esse tipo de bagagem deve ser entregue obrigatoriamente no balcão de atendimento da LATAM no aeroporto.

Continua depois da publicidade

Tarifa Basic chega ao Brasil

A classe tarifária mais econômica da LATAM, denominada Basic, chegou ao Brasil. Contudo, ela ainda está restrita a voos operados para Santiago a partir do aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão.

Essa tarifa permite que os passageiros levem um item pessoal de até 10 kg, que deve ser alocado sob o assento dianteiro, com dimensões máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura.

Em uma simulação de voo para a capital chilena, partindo do Galeão, no Rio de Janeiro, no dia 13 de dezembro, os preços são:

Continua depois da publicidade

Vale reforçar: a tarifa Basic não inclui a mala pequena de até 12 kg, que pode ser adicionada pelo passageiro por uma taxa adicional até 6 horas antes do voo.

A Basic já existe em outros países onde a LATAM opera e será progressivamente incluída em outras rotas saindo do Brasil com destino a outros países da América do Sul, quando operados pela LATAM Airlines Group (LA).

Para os voos domésticos operados no Brasil e nas demais rotas internacionais da companhia a partir de aeroportos brasileiros, as tarifas seguirão sendo a Light, Standard, Full e Premium Economy, todas incluindo item pessoal e mala pequena, além de demais opções de comodidades.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.