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Hoje, em São Paulo e em outras capitais, quem gosta de consumir alimentos de pequenos produtores geralmente paga caro pelos itens. E o acréscimo no valor não vai para o bolso de quem produz. Os grandes varejistas, em geral, aumentam a margem de ganho desses produtos, que chegam nas prateleiras depois de passar por um ou mais intermediários. Além do preço, o acesso também é escasso: por conta dessa pulverização na distribuição, muitas vezes o consumidor pode ter de esperar semanas para encontrar algum item que deseja.
Para melhorar a eficiência dessa dinâmica, nasceu em 2021 a Trela, plataforma que reúne produtos feitos por pequenas e médias empresas. “Usamos a tecnologia para levar itens sortidos de altíssima qualidade à mesa dos paulistanos por um preço justo”, diz Guilherme Nazareth, CEO da Trela. “Como a venda é feita sem intermediários, do produtor até o consumidor de maneira direta, o valor final dos produtos fica atrativo”.
Em maio deste ano, a plataforma foi substituída pelo aplicativo. A melhora na experiência do usuário impulsionou o negócio, que cresceu 16 vezes no período. Hoje, a Trela faz entregas de produtos frescos e congelados nas regiões centrais de São Paulo e em Alphaville. Acesse aqui para baixar o aplicativo.
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Curadoria de alimentos
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Frutas, verduras, queijos e carnes especiais. Esses são alguns itens disponíveis na prateleira virtual da Trela. Todos os produtos passam por uma rigorosa avaliação de um time interno 100% voltado para experimentar novos produtos e que conta com apoio de chefs e nutricionistas. “Temos marcas renomadas e pequenos produtores como fornecedores. Só trabalhamos com itens de qualidade superior. A curadoria é o nosso principal diferencial”, diz Nazareth.
A origem dos produtos é atestada pelo time de especialistas, que também degusta todos os alimentos que formam o portfólio. “Os clientes podem verificar a lista com os ingredientes de cada item, conferir a tabela nutricional e espiar fotos das embalagens. Nosso propósito é trabalhar com transparência”, afirma Nazareth.
Entre as opções do catálogo – que é dividido em 20 categorias – é possível encontrar frangos orgânicos da Korin, carnes da deBetti e da 481, queijos premiados da Fazenda Atalaia e D’Farm e sucos da Villa Piva e Green People. Os peixes e frutos do mar, vindos do Chile e de Santa Catarina, se destacam na preferência dos clientes. A praticidade também é um fator considerado no momento da curadoria: há uma seleção de pratos congelados no cardápio da Trela.
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Entrega com hora marcada
Diferente dos aplicativos de comida, que oferecem pronta entrega, a Trela opta por um modelo de logística que entrega com qualidade e evita o desperdício – que hoje significa menos de 1% das vendas. Para que isso seja possível, os pedidos são entregues em dois dias após a compra, com horário marcado.
“Recebemos muitos produtos no dia da entrega. Dessa maneira, eles chegam ao destino final ainda frescos. E evitamos desperdícios. A dinâmica faz sentido especialmente para hortifruti, cogumelos e laticínios”, diz Nazareth. “Geramos rotas de entregas mais densas com pedidos de até 20 clientes, isso faz com que possamos oferecer frete grátis em todas as compras, sem pedido mínimo”.
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O modelo é bem-sucedido, conforme a avaliação dos consumidores. Com um histórico de 99% das entregas sem atrasos, em Agosto o índice que mede a satisfação dos clientes (NPS) era de 87 – em uma escala de -100 a 100.
Produtos vendidos pelo melhor preço possível
Ao comprar direto dos produtores e zerar o número de intermediários na operação, a empresa promove um modelo de negócio que possibilita a prática de preços atrativos. Com centro de distribuição próprio, a Trela oferece desconto médio de 13% em relação à média do mercado. Em algumas categorias, a economia é ainda maior.
“No horfrutifruti orgânico, o desconto é de 35%, já nos peixes e frutos do mar, os nossos clientes pagam, em média, 30% menos”, afirma Nazareth. “As refeições congeladas, por sua vez, custam metade do valor de um prato comum nos aplicativos de delivery”, complementa.
Negócio de sucesso
Desde o lançamento do aplicativo, em 15 de maio, a empresa aumentou o seu volume de vendas semanais em 16x. “Isso reflete tanto o nosso modelo de negócio baseado na tecnologia, quanto a qualidade dos nossos parceiros”, diz o empresário.
A Axá Orgânicos, fornecedora de frutas e hortaliças, tem a Trela como cliente há cerca de um ano. “Como o diferencial do aplicativo é a curadoria, temos a oportunidade de estar entre os melhores fornecedores do mercado”, diz Gustavo França, co-fundador da Axá Orgânicos, que cresceu 60% nos últimos seis meses. “Atribuímos grande parte dessa evolução à parceria com a Trela.
De um lado, a Axá compartilha caminhos para melhorar a logística e evitar desperdícios. De outro, a Trela abre detalhes da tecnologia da operação e maneiras de melhorar a experiência do usuário. “É um jogo de ganha-ganha”, diz França.
Outro fornecedor de peso, a especialista em carnes deBetti, vê a parceria como uma ação importante na estratégia de atingir novos clientes. “Somos conhecidos no mercado pelo mote ‘carnes especiais para momentos especiais’. A Trela está nos ajudando a mostrar que também temos itens no portfólio para serem consumidos no dia a dia”, diz Rafael Tadashi Kamura, diretor comercial da deBetti.
Mais detalhes sobre os produtos disponíveis na Trela podem ser acessados no site.
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