Toyota lidera: confira a lista dos carros automáticos flex mais econômicos do Brasil

Com mais de 1.200 modelos analisados, a lista inclui carros híbridos, elétricos e os movidos a gasolina, álcool e diesel

Equipe InfoMoney

(Divulgação)
(Divulgação)

Publicidade

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou nesta segunda-feira (22) a primeira atualização de 2025 da lista de consumo de combustível dos veículos vendidos no Brasil.

A publicação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que visa informar os consumidores sobre a eficiência energética dos automóveis, semelhante ao que acontece com eletrodomésticos.

Com mais de 1.200 modelos analisados, a lista inclui carros híbridos, elétricos e os movidos a gasolina, álcool e diesel.

A lista reflete as novas exigências do Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro e estabelece normas mais rigorosas para as emissões de poluentes dos veículos zero-quilômetro.

Essas mudanças visam não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover uma maior eficiência energética entre os automóveis disponíveis no mercado.

A lista atualizada apresenta os dez carros automáticos flex com menor consumo energético, medido em megajoules por quilômetro (MJ/km).

Continua depois da publicidade

O ranking considera a versão mais eficiente de cada modelo que não possui transmissão manual, ou seja, inclui veículos com câmbio CVT ou de dupla embreagem.

Em casos de empate no consumo, os modelos ocupam a mesma posição, resultando em uma lista que pode conter mais de dez modelos.

Os primeiros lugares do ranking são ocupados pelo Toyota Corolla e Corolla Cross, que se destacam especialmente em ambientes urbanos, devido ao seu sistema híbrido. Nesses veículos, o motor elétrico é mais utilizado em trajetos urbanos, proporcionando uma economia de combustível superior em comparação às rodovias.

Continua depois da publicidade

A avaliação do Inmetro é realizada por meio de testes padronizados em condições controladas, medindo a quantidade de energia necessária para percorrer um quilômetro.

A medição considera tanto o consumo em MJ/km quanto em km/l, dependendo do tipo de combustível. Os veículos que obtêm a melhor avaliação recebem a nota “A”, enquanto os menos eficientes são classificados com a nota “E”.

Confira o top 10:

Continua depois da publicidade

Tópicos relacionados