2 aeroportos brasileiros estão entre os 10 melhores do mundo; confira o ranking

Lista leva em consideração critérios como pontualidade, qualidade dos serviços prestados, além de lojas e restaurantes

Equipe InfoMoney

Aeronave estacionada em Aeroporto aguardando embarque e desembarque de passageiros (Foto: Pexels/Tanathip Rattanatum)
Aeronave estacionada em Aeroporto aguardando embarque e desembarque de passageiros (Foto: Pexels/Tanathip Rattanatum)

Publicidade

Dois aeroportos brasileiros estão entre os 10 melhores do mundo, segundo o ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira (9). O aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília, e o aeroporto Val-de-Cans, de Belém, ocupam a quinta e a nona posição, respectivamente.

A edição de 2024 do ranking avaliou 239 aeroportos em 64 países, com base na opinião de 17,5 mil clientes. A pontuação, que varia de 0 a 10, considerou critérios como pontualidade, satisfação do cliente com os serviços gerais e qualidade das lojas e restaurantes.

Adquira o Cartão XP! Ele transforma suas compras em investimentos e oferece acesso a salas VIP em aeroportos 

Continua depois da publicidade

O Aeroporto Internacional de Brasília obteve uma pontuação de 8,32, com destaque para a pontualidade (8,6). Já o Aeroporto Internacional de Belém alcançou uma pontuação de 8,26, com boa avaliação em pontualidade e qualidade das lojas e restaurantes, ambas com 8,3.

A primeira posição do ranking, com 8,52 pontos, é ocupada pelo aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar. Em seguida, estão o Aeroporto da Cidade do Cabo (8,5 pontos), na África do Sul, e o Aeroporto Chubu Centrair (8,49 pontos), em Nagoia, Japão.

Veja o ranking geral:

Aeroporto Local Pontuação geral
1º Aeroporto de HamadDoha, Catar8,52
2º Aeroporto da Cidade do CaboCidade do Cabo, África do Sul8,50
3º Aeroporto Chubu CentrairNagoia, Japão8,49
4º Aeroporto de OsakaOsaka, Japão8,46
5º Aeroporto Presidente Juscelino KubitschekBrasília, Brasil8,32
6º Aeroporto O.R. TamboJoanesburgo, África do Sul8,29
7º Aeroporto de MascateMascate, Omã8,28
8º Aeroporto de Salt Lake CitySalt Lake City, Estados Unidos8,28
9º Aeroporto Val-de-CansBelém, Brasil8,26
10º Aeroporto de NaritaTóquio, Japão8,24
Fonte: Melhores aeroportos do mundo em 2024, AirHelp Score

Outros aeroportos brasileiros também foram mencionados no ranking: Guararapes/Recife (14º); Tancredo Neves/Belo Horizonte (19º); Salgado Filho/Porto Alegre (26º); Santos Dumont/Rio de Janeiro (40º); Afonso Pena/Curitiba (46º); Congonhas/São Paulo (57º); Guarulhos/São Paulo (59º); Viracopos/Campinas (62º); Hercílio Luz/Florianópolis (65º) e Galeão/Rio de Janeiro (67º).

Continua depois da publicidade

Brasil perde posição

Em 2023, o Brasil foi destaque no ranking, ocupando quatro posições no top 10, incluindo a segunda colocação geral. O Aeroporto do Recife, Guararapes-Gilberto Freyre, ficou em segundo lugar naquele ano, com 8,49 pontos, ficando atrás apenas do Aeroporto de Mascate, em Omã.

Os aeroportos de Brasília e Belém ocuparam, respectivamente, o quarto e o sétimo lugar naquele ranking, com pontuações de 8,43 e 8,36. O Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, também foi mencionado, ocupando a oitava posição, com 8,35 pontos.