Técnico do Botafogo concorre a prêmio de jornal uruguaio de melhor técnico da América

Nenhum técnico brasileiro figurou entre os finalistas em votação de mais de 200 jornalistas

Estadão Conteúdo

Publicidade

Comandante da vitoriosa temporada do Botafogo, que culminou nos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o português Artur Jorge é um dos cinco concorrentes ao tradicional prêmio de melhor técnico da América, oferecido pelo jornal uruguaio “El País”.

O treinador do time carioca tem como concorrentes o uruguaio Diego Aguirre, que conduziu o Peñarol ao título nacional e às semifinais da Libertadores, e o argentino Gustavo Costas, que levou o Racing ao título da Copa Sul-Americana, encerrando um jejum de 36 anos sem conquistas internacionais.

Completam a lista os também argentinos Lionel Scaloni, da seleção argentina, campeã da Copa América e líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, e Gustavo Alfaro, ainda invicto no comando do Paraguai, embora tenha treinado a Costa Rica durante a maior parte do ano.

Saiba mais: As lições que a SAF Botafogo nos ensinou em 2024

Desta vez, nenhum técnico brasileiro figurou entre os finalistas em votação de mais de 200 jornalistas.

O último vencedor do prêmio, na 38ª edição, foi justamente Fernando Diniz, que havia liderado o Fluminense à conquista da Copa Libertadores de 2023. Germán Cano, também do Fluminense, venceu na categoria Rei da América (melhor jogador).

Continua depois da publicidade

Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Luiz Felipe Scolari (duas vezes) e Tite foram os outros treinadores brasileiros laureados pelo “El País”. O português Abel Ferreira levou o prêmio em 2021 pelo seu trabalho à frente do Palmeiras.

Leia também: Botafogo ganha R$ 26 milhões a mais por título da Libertadores com disparada do dólar