Publicidade
O filme-concerto “Taylor Swift: The Eras Tour”, da cantora pop norte-americana Taylor Swift, estreia no Brasil nesta sexta-feira (3) e permanecerá em cartaz no país pelas próximas quatro semanas.
Segundo a Trafalgar Releasing, distribuidora da obra, 352 salas de cinema espalhadas pelo Brasil receberão o filme, que mostra o imagens gravadas de shows da turnê ‘Taylor Swift: The Eras Tour’, nos Estados Unidos, iniciada em março.
A obra tem um formato diferenciado em comparação com as outras em cartaz no cinema: mostra gravações da ‘The Eras Tour’, a turnê atual da cantora – por isso o nome “filme-concerto”.
O filme estreou há um mês nos Estados Unidos e sagrou-se em um sucesso de vendas: mais de US$ 150 milhões, segundo a plataforma de dados de produções audiovisuais Box Office Mojo, da IMDbPro. Se considerada a venda global de ingressos até agora, o faturamento já ultrapassa os US$ 203 milhões.
De acordo com a distribuidora da obra nos EUA, a AMC Theatres, o filme arrecadou, em sua estreia de três dias, US$ 92,8 milhões nos Estados Unidos – batendo os US$ 99 milhões arrecadados na estreia do filme de Justin Bieber, “Never say never”.
Para Humberto Neiva, coordenador do curso de cinema da faculdade FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, localizada em São Paulo, o formato de filme-concerto não representa necessariamente uma tendência para o cinema, mas faz parte da estratégia de diversificação de conteúdo.
Continua depois da publicidade
“O formato passa por outras transformações, como a estrutura de roteiro, para prender a atenção de quem está assistindo. Agora, do ponto de vista das distribuidoras, essa diversificação é uma estratégia para trazer outros públicos ao cinema, principalmente os mais novos – que consomem muitas outras telas, como celular, tablet, computador, além da TV”, explica. “Desde antes da pandemia, os cinemas já tentavam diversificar sua programação com ópera ou jogos de futebol, a fim de atrair um público diferente”, completa.
O filme-concerto em si não é uma novidade, mas cada vez mais os próprios artistas pensam na produção de suas turnês também para a telona. “Temos visto recentemente que os artistas têm procurado por produções mais robustas já considerando a experiência do cinema, com câmeras e direção preparadas para esse tipo de experiência”, afirma José Octavio Freitas, diretor de Conteúdo & Programação da Cinemark.
Apesar de ser parecido com os DVDs de show, segundo Freitas, o filme-concerto encanta pela magia do cinema. “O grande diferencial está na experiência de assistir a um show na tela grande de cinema, que é algo totalmente único. São exibições que promovem uma oportunidade de experiência coletiva para o fã – com todas as reações, sustos, risadas e emoções – além de todo o diferencial na tecnologia de imagem e som, impossível de ser reproduzida em casa ao assistir a um DVD”.
Continua depois da publicidade
Além disso, para Humberto Neiva, devido ao poder de distribuição em massa das salas de cinema, os filmes-concerto, como o ‘The Eras Tour’, podem representar a oportunidade de quem não conseguiu ingressos vivenciar um pouco do show.
“Este filme-concerto comprova que realmente o interesse está presente. Taylor Swift é uma das cantoras mais influentes da indústria atual e a ‘The Eras Tour’ é um fenômeno. Acompanhamos toda a movimentação no Brasil com as vendas de ingressos para os shows e fizemos questão de trazer aos fãs essa experiência também nas telonas”, completa José Freitas.
Shows de Taylor Swift no Brasil
Taylor Swift fará seis apresentações no Brasil em novembro. Sua primeira parada será no dia 17, no estádio Nilton Santos – Engenhão, no Rio de Janeiro, onde subirá novamente ao palco nos dias 18 e 19. Depois disso, a cantora fará show no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26. Os ingressos estão esgotados.
Continua depois da publicidade