Taylor Swift adia show no Rio: é possível pedir reembolso? Veja o que fazer para reparar prejuízo

Fãs têm até as 6h do dia 20 de novembro para pedir devolução de valor do ingresso

Equipe InfoMoney

Publicidade

A cantora norte-americana Taylor Swift adiou o show que faria no Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, na noite de sábado (18), no Rio de Janeiro. A justificativa da cantora foi a “temperatura extrema” registrada na cidade. A decisão foi comunicada pela artista em sua conta no Instagram.

A decisão da artista de adiar o show ocorreu após a morte da estudante universitária brasileira Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que começou a passar mal durante o show da cantora, na noite de sexta-feira (17), no mesmo estádio. A causa da morte ainda é desconhecida.

Desde então, a morte de Ana Clara, que morava na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, tem gerado comoção nas redes sociais e posicionamentos de autoridades sobre o caso que seguirá em investigação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Mas como fica a situação de quem se programou para o show de sábado e não poderá assistir à apresentação na segunda?

O InfoMoney montou um tira-dúvidas sobre o assunto, a partir de respostas dadas por David Douglas Guedes, assessor jurídico do Idec; Mauro Conte Filho, advogado especializado em direito do consumidor do Goulart Penteado, e da Ticket For Fun, organizadora da turnê da artista no Brasil. Confira:

1. O consumidor pode manter os ingressos?

Sim. Com o anúncio de adiamento, o consumidor pode optar por manter os ingressos e ir na nova data. A empresa Ticket For Fun, organizadora da turnê The Eras, de Taylor Swift, disse que todos os ingressos para a apresentação de sábado permanecerão válidos para segunda-feira (20).

“Todos os ingressos do dia 18 continuam válidos para a apresentação do dia 20. [Quem não solicitar] o reembolso, já tem o ingresso e acesso ao evento garantido e nenhuma ação extra é necessária”, disse a Ticket For Fun, em comunicado.

Continua depois da publicidade

2. E se eu não puder ir ao show na nova data?

No caso de a pessoa não querer ou não puder comparecer na nova data, é possível cancelar o ingresso e escolher entre duas opções: a primeira é receber o valor do ingresso em créditos para outros eventos organizados pela mesma empresa, conforme cada caso. “A devolução em forma de créditos para compra de outros ingressos só é válida se o consumidor concordar expressamente”, afirma Guedes.

A segunda, é o reembolso do valor integral, de forma imediata.  A devolução dos valores deve ser feita da mesma forma que foi paga, e se tiver mais opções, o cliente pode escolher a forma que prefere.

“A medida-padrão é o reembolso imediato por parte da organizadora, mas o consumidor pode receber os valores um pouco depois a depender dos trâmites do banco e do vencimento da fatura”, explica Conte Filho.

Continua depois da publicidade

A empresa deve disponibilizar as formas de contato para que o consumidor decida qual opção vai querer. Pode ser na plataforma de compra, por telefone, ou e-mail.

Reembolso: como solicitar?

A Ticket For Fun disponibilizou, em seu site, um link para os fãs de Taylor Swift que optarem por reembolso do ingresso adquirido para o show adiado de sábado. Os interessados terão de preencher a solicitação até as 6h (horário de Brasília) do dia 20 para obterem o valor do ingresso adquirido.

“Vale destacar também que esse cancelamento é irreversível e que o formulário só poderá ser preenchido uma vez, pelo titular da compra e por número de pedido. Após o preenchimento do formulário, se os dados estiverem corretos, o reembolso será realizado de acordo com o canal e meio de pagamento utilizados para a compra”, disse a empresa.

Continua depois da publicidade

Compras efetuadas pela Internet: siga o passo a passo para reembolso

Compras realizadas em canal presencial: siga o passo a passo para reembolso

(Com informações da Agência Brasil)