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SÃO PAULO – Diante de um cenário econômico desfavorável e de um ambiente extremamente competitivo, as varejistas estão investindo em campanhas de aniversário com o intuito de alavancar as vendas. Mesmo com a proximidade das festas de final de ano, período em que tipicamente as vendas no varejo aumentam consideravelmente, as campanhas de aniversário não devem parar.
Na opinião do coordenador do MBA de varejo da Fundação Getúlio Vargas, Ulysses Reis, essa estratégia deverá ser mantida até o final do ano, em função, principalmente, da falta de entendimento entre varejistas e fornecedores. A menos de dois meses do Natal, as principais varejistas do país ainda não fecharam os seus pedidos para o final do ano.
Do outro lado, as fornecedoras ainda estão com seus estoques elevados, até mesmo de produtos perecíveis. Dessa forma, ambos os lados estão se esforçando para entrar num acordo em breve, já que a demanda no final do ano cresce substancialmente.
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Champion e Extra comemoram aniversário em novembro
Entre as principais redes que comemoram aniversario nesse mês de novembro, destaque para o Champion e a rede Extra Hipermercados. O supermercado Champion comemora o aniversário da sua rede juntamente com a re-inauguração de algumas lojas, que passaram por um período de reestruturação nos últimos meses.
A rede investiu cerca de R$ 30 milhões na reestruturação de 25 das 33 lojas, inclusive aquelas adquiridas pela rede RDC há três meses. A campanha de aniversário começou no último dia 31 de outubro e deve terminar somente no dia 27 desse mês. Serão colocados em promoção, cerca de mil produtos com descontos entre 30% a 40%.
Por outro lado, a rede Extra Hipermercados celebrará os seus 13 anos de existência colocando mais de 550 mercadorias em promoção. De acordo com o diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethle, apesar da pressão dos fornecedores por reajustes, o Grupo conseguiu negociar as mercadorias com descontos médios em torno de 20%. Alguns produtos devem chegar as prateleiras com 60% de desconto.
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Extra deve inaugurar novas unidades
Além das campanhas de aniversário, a rede Extra tem investindo constantemente na inauguração ou re-inauguração de lojas. Esse mês, a rede inaugurará três unidades, localizadas em Mauá, Brasília e Goiânia, e que contaram com investimentos da ordem de R$ 60 milhões.
Em São Paulo, também serão inauguradas duas unidades, na Freguesia do Ó e na Raposo Tavares, que receberam cerca de R$ 27 milhões em investimento e contarão em média, com 80 mil itens disponíveis, tanto na área de produtos alimentícios como na área de não- alimentícios. Dessa forma, a rede somará 60 lojas em todo território brasileiro.
Carrefour comemorou aniversário duas vezes
Em meio a tantas campanhas de aniversário e inaugurações de novas lojas, a rede francesa Carrefour decidiu realizar duas festas de aniversário esse ano, a primeira comemorando os 27 anos da rede no Brasil, e a segunda para celebrar os 39 anos da rede mundial.
Para comemorar em alto estilo, a rede investiu pesado em publicidade e em produtos, onde a campanha nacional recebeu cerca de R$ 25 milhões e a mundial cerca de R$ 15 milhões, a maior cifra já registrada pela empresa. Já a rede norte-americana Wal Mart decidiu comemorar o seu sétimo aniversário no Brasil, com ofertas em todas as áreas da loja, desde bebidas, mercearia, eletrônicos, laticínios, congelados, entre outros, além de estar investido em uma campanha agressiva na mídia a fim de anunciar as suas promoções.
As campanhas de aniversário são boas alternativas para aumentarem as vendas em épocas onde não há datas importantes a serem exploradas. No entanto, é importante destacar, que o efeito da campanha seria bem maior, se fosse feito numa data isolada. Atualmente, as principais redes de varejo comemoraram os seus aniversários no mesmo período.
Pequeno comerciante também deve aproveitar
Entre tantas campanhas e guerras promocionais, o pequeno comerciante acaba perdendo, porque não tem tanto poder de barganha como as grandes varejistas. Uma alternativa aos comerciantes que se encontram nessa situação é de investir também em campanhas promocionais.
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Cartazes divulgando as ofertas na loja podem ser uma boa alternativa. Os comerciantes também podem investir em produtos alternativos, que possuem preços mais baratos em relação às marcas lideres. Os pequenos supermercados têm como diferencial, a boa relação com os consumidores, e é exatamente nesse diferencial, que devem investir.
Segundo os consultores de varejo, as campanhas de aniversário são mais vantajosas em relação às datas festivas, em função da ausência de produtos específicos a serem ofertados. Nesse tipo de comemoração, a varejista pode estender a oferta para um maior número de mercadorias de forma a se adequar aos preços fornecidos pelos fornecedores. Já no caso de datas especificas, como Natal, por exemplo, as ofertas se restringem a mercadorias como panetone e chester, específicas da época. Para o consumidor, o momento é de aproveitar qualquer promoção que possa participar, já que diante do aumento da inflação nos últimos meses esta pode ser a forma mais eficiente de economizar.