Startup cria roda que transforma bicicleta comum em elétrica

O dispositivo é controlado por um aplicativo no smartphone

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma startup de Massachusetts, Estados Unidos, lançou uma roda que transforma qualquer bicicleta em um veículo elétrico híbrido usando um aplicativo em um smartphone. O segredo é o dispositivo instalado na bike, chamado Copenhagen Wheel.

A tecnologia, colocada na roda traseira da biciclieta, tem um computador próprio, baterias e sensores que monitoram quando ela deve ser ativado, dando força necessária. O dispositivo utiliza a conectividade sem fio para se comunicar com o smartphone do ciclista, que ainda pode compartilhar com os amigos o número de calorias queimadas na corrida. “O dispositivo se integra com o movimento do ciclista. É como ter um companheiro de passeio, tornando-o mais fácil e simples”, afirmou o inventor do dispositivo, Assaf Biderman, ao site MassLive.

A Copenhagen Wheel pode impulsionar um ciclista a até 60 km/h, mas os desenvolvedores colocaram limites de velocidade para que o motor desligue assim que o usuário atingir velocidade de 32 km/h nos Estados Unidos e 25 km/h na Europa.

As primeiras unidades foram colocadas na pré-venda por US$ 699. Mais de 810 consumidores da Europa, Austrália e Estados Unidos testarão a partir do ano que vem.