SP: motorista que desrespeitar ciclista será multado

A CET irá fiscalizar, a partir de maio, o desrespeito aos ciclistas; motoristas serão autuados em três enquadramentos do CTB

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – A partir de maio, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá multar os motoristas que desrespeitarem ciclistas da cidade de São Paulo.

Segundo a CET, os motoristas serão autuados, principalmente, em três enquadramentos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O primeiro está previsto no artigo 169, que pune o motorista que dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança com multa e acréscimo de três pontos na carteira de motorista.

Já o segundo e o terceiro enquadramentos estão previstos no artigo 197 do CTB, que trata do deslocamento com antecedência do veículo para a faixa da direita ou esquerda, quando for manobrar. Estes enquadramentos serão usados para autuar os veículos que fizerem a conversão sem respeitar o ciclista que vai seguir em frente, já que, para o veículo fazer a conversão, não poderá haver bicicleta entre ele e a via para onde pretende entrar.

Agentes
A CET informou que seus agentes serão treinados nestes enquadramentos com o objetivo principal de fazer com que os condutores fiquem mais atentos à presença dos ciclistas nas ruas e aos seu posicionamento em relação a eles.

A Ciclocidade (Associação dos Ciclista Urbanos de São Paulo) informou que inda não têm uma opinião sobre a medida.