Serviços financeiros despertam mais interesse do consumidor na BF, diz pesquisa

Expectativas dos consumidores crescem em relação aos setores que viabilizam seus desejos

Maria Luiza Dourado

Publicidade

O interesse do consumidor cada vez mais se expande, passando de produtos para ofertas ampliadas. A avaliação foi compartilhada por Nathália Camargo, diretora de Commerce de Google Customer Solutions no Brasil, em painel durante o evento Google Black Friday 24, que ocorre nesta quarta-feira (11), em São Paulo.

“O ano de 2024 pode ser um espaço de experimentação por meio de abordagens inovadoras, como lançamento de produtos, fidelização e ampliação de público-alvo. Para ter resultados relevantes, as marcas precisam ressignificar a atuação na data”, afirmou Camargo.

Uma pesquisa da Offerwise, realizada a pedido do Google, com 2 mil respondentes, mostrou que, quando analisadas as intenções de consumo para a Black Friday por categorias, o interesse de consumir vai além do varejo: 72% dos brasileiros gostariam de aproveitar algum tipo de oferta de viagem; 56% gostariam de aproveitar ofertas de cursos, e 43% gostariam de ter algum tipo de oferta de medicamentos de venda sem prescrição, como suplementos e vitaminas.

Nessa linha, a expectativa dos consumidores cresce sobre o setor viabilizador dos desejos: os serviços financeiros. A maioria, ou 74%, dos respondentes gostariam que instituições financeiras fizessem parcerias com varejistas para oferecer mais benefícios aos clientes.

“Um exemplo muito citado é oferecer viagens como um produto junto a uma agência de viagens. Uma oferta desse tipo ligada a um programa de fidelização pode ser uma parceria estratégica muito importante”, disse Rodrigo Rodrigues, diretor de soluções para clientes no Google Brasil.

Os dados também trouxeram um importante insight para o mercado de beleza: 52% das pessoas aproveitam a data para investir em produtos de uso diário e produtos mais caros para experimentar itens que não seriam opção para o consumidor em outro momento, estimulando carrinhos mais valiosos no e-commerce.

Continua depois da publicidade

Categorias preferidas

Consumidores buscam por produtos da categoria de foco na Black Friday desde outubro, mas com muito mais afinco a partir da segunda-feira da semana da BF, e o pico das buscas acontece na data. Os produtos desse grupo pertencem às categorias:

Interesse antecipado

Consumidores buscam por produtos da categoria de interesse antecipado com muito afinco já a partir do início de outubro. O interesse permanece muito alto até a segunda-feira pós-Black Friday, a Cyber Monday – data tão importante quanto a BF para alguns produtos da categoria. Os produtos que compõem esse grupo são:

Continua depois da publicidade

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.