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SÃO PAULO – Os consumidores que realizam suas compras pela web estão cada vez mais satisfeitos. No primeiro semestre deste ano, o Índice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 86%.
Durante esse período, a confiança do e-consumidor alcançou mais de 86,5% em junho – o maior resultado do ano. Em março, o índice atingiu o seu menor nível de 2010, ficando pouco abaixo dos 85,5%, mas, ainda assim, acima do patamar de excelência definido pela Camara-e.net, de 85%.
O índice de Confiança do e-consumidor avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.
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A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto.
Satisfação e aumento das vendas
De modo geral, os consumidores ficam mais insatisfeitos com o varejo on-line quando é verificado um aumento nas vendas, o que não ocorreu neste semestre. Os dados da e-bit mostram que o faturamento do comércio eletrônico cresceu 40% de janeiro a junho, frente ao mesmo período do ano passado.
No período, os consumidores gastaram R$ 379, em média, e a previsão é a de que os gastos atinjam R$ 375 – 12% acima do verificado no ano passado, que era de R$ 335.