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SÃO PAULO – Os consumidores que realizam suas compras pela web estão cada vez mais satisfeitos. Em outubro, o Índice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 85,68%.
Esse percentual, de acordo com a pesquisa, significa excelência, já que o patamar mínimo para a classificação “excelente” é de 85%.
“Pequenas oscilações acima dos 85% são consideradas normais em função de um volume crescente no e-comércio e da sazonalidade das compras”, afirma o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Manuel Matos.
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Resultados
Para se chegar ao índice de 85,68%, os técnicos da e-bit levaram em consideração dez quesitos distintos. Facilidade ao comprar (93%), seleção de produtos (90,98%) e navegabilidade (88,45%) atingiram as maiores notas.
Ainda obtiveram boas médias as questões relativas à qualidade do produto (87,47%), política de privacidade (87,37%), informações sobre produtos (85,79%) e manuseio e envio de produtos (85,35%).
Os menores resultados foram registrados em qualidade no atendimento (80,69%), preços (79,50%) e entrega no prazo (78,21%), cuja média foi a pior.
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Extensão
De acordo com dados da camara-e.net, o Brasil possui 70 milhões de usuários de internet, sendo que 43 milhões possuem conta de internet banking.
Em 2009, o País possuía 17,2 milhões de consumidores on-line, número que deve subir para 23 milhões até o final deste ano. O faturamento estimado para 2010 é de R$ 15 bilhões.
Metodologia
O índice de Confiança do e-consumidor avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.
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A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto.