Publicidade
A Samsung está dobrando sua aposta para rivalizar com a Apple em dispositivos vestíveis ao lançar um anel inteligente e um novo dispositivo vestível de alta qualidade com aparência e recursos semelhantes ao Apple Watch Ultra.
Em seu evento Unpacked, em Paris, a empresa anunciou que seu aguardado Galaxy Ring custará US$ 400 (cerca de R$ 2.160) e vai monitorar a saúde e o sono do usuário. O anel terá sensores de temperatura da pele, vai rastrear o ciclo menstrual das mulheres e terá uma bateria que vai durar até uma semana com uma única carga, segundo a empresa.
O outro grande lançamento da Samsung no evento foi o Galaxy Watch Ultra, um dispositivo vestível de US$ 650 (cerca de R$ 3.510) feito de titânio, com detecção de apneia do sono e bateria com duração de dois dias.
Continua depois da publicidade
A incursão da Samsung no segmento premium de dispositivos de saúde mostra que a maior fabricante de smartphones do mundo está enfrentando a Apple e outras empresas menores, como a Oura Health Oy, fabricante do anel Oura. Para a empresa sul-coreana, cujo negócio de tecnologia de consumo foi um ponto positivo raro em um difícil 2023, isso marca o mais recente passo na construção de um ecossistema semelhante ao da Apple, com produtos complementares. Também servirá como um teste para saber o quanto as pessoas estão dispostas a gastar em dispositivos de saúde e bem-estar.
“Os anéis inteligentes têm sido um mercado de nicho; esperamos que menos de dois milhões de unidades sejam vendidas neste ano. Isso se compara ao mercado de smartwatches, muito maior, com 163 milhões de unidades”, disse Bryan Ma, vice-presidente da IDC. “A Samsung tem o potencial de mudar o tamanho do mercado, dada sua enorme presença de distribuição e alcance de marketing”.
Continua depois da publicidade
O Galaxy Ring estará disponível em nove tamanhos e a Samsung oferecerá kits de ajuste para ajudar os usuários a encontrar o certo. A empresa também prometeu que o dispositivo não exigirá uma assinatura, diferenciando-o do anel Oura, que é mais barato, e de outros dispositivos vestíveis. Combinado com a falta de uma tela ou ecossistema de aplicativos, isso pode dificultar a monetização da categoria para a empresa — embora a Samsung esteja esperando que isso melhore a experiência geral de seus outros dispositivos, como smartphones Galaxy.
O novo Galaxy Watch Ultra se parece e funciona muito com o Apple Watch Ultra topo de linha de US$ 799 (cerca de R$ 4.314), com construção semelhante, opções de interface de modo noturno, uma sirene de emergência e um chamado “Quick Button” para iniciar exercícios ou outras funções mais usadas. O Ultra também possui sensores aprimorados para monitoramento da frequência cardíaca, GPS dupla frequência para melhor rastreamento em cidades congestionadas e um processador mais rápido.
A Samsung também anunciou o Galaxy Watch 7, que se parece com modelos anteriores, mas inclui novos recursos de IA, como uma pontuação de energia que prevê o quão preparada uma pessoa está para cada dia com base em seu sono e níveis de atividade. Os dispositivos Fitbit do Google já oferecem essa métrica.
Continua depois da publicidade
Os novos dispositivos chegam antes do lançamento em agosto dos novos Pixel Watches do Google. Espera-se que esses dispositivos vestíveis venham com opções de tamanho de tela maiores. Por sua vez, a Apple geralmente revela seus novos modelos de relógios em setembro. A empresa está trabalhando em uma grande atualização para seus modelos Ultra e padrão, incluindo uma versão maior e mais fina de seu modelo de nível intermediário.
© 2024 Bloomberg L.P.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.