Samsung faz recall de 1 milhão de fogões que geraram incêndios e mataram pets nos EUA

Segundo órgão do governo dos EUA, “botões frontais dos fogões podem ser ativados acidentalmente por humanos ou animais de estimação”

Equipe InfoMoney

Fogão da Samsung modelo NE58F9500SS/AA 
(Divulgação)
Fogão da Samsung modelo NE58F9500SS/AA (Divulgação)

Publicidade

A Samsung está fazendo um recall de fogões elétricos nos Estados Unidos após os aparelhos causarem centenas de incêndios, resultando em ferimentos em pessoas e na morte de animais de estimação.

Mais de 1,12 milhão de unidades devem ser recolhidas nos EUA. Os modelos em questão não estão à venda no Brasil.

Segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, “os botões frontais dos fogões podem ser ativados acidentalmente por humanos ou animais de estimação, representando um risco de incêndio”.

“A Samsung recebeu mais de 300 relatos de ativação não intencional dos botões frontais desde 2013. Esses incidentes resultaram em aproximadamente 250 incêndios. Pelo menos 18 incêndios causaram danos materiais extensos. Aproximadamente 40 ferimentos foram relatados, oito dos quais exigiram atenção médica, e houve relatos de sete incêndios que resultaram na morte de animais de estimação”, informou o órgão.

LEIA MAIS: Paris marca nova tendência como a Olimpíada da inserção de produtos

Os aparelhos podem ter sido comprados na Best Buy, Costco, The Home Depot, Lowe’s e outras lojas de eletrodomésticos nos Estados Unidos, além do site da Samsung, entre maio de 2013 e agosto de 2024, com preços variando de US$ 1.250 a US$ 3.050.

Continua depois da publicidade

Detalhes do recall

O recall envolve fogões elétricos deslizantes da Samsung. A lista com os números de todos os modelos a serem recolhidos está disponível aqui.

O regulador informa que o número do modelo está localizado na parte superior esquerda interna da porta do forno ou dentro do compartimento de armazenamento, localizado na parte inferior do forno.