Roupas, compras online e NFC: transações na semana do consumidor sobem 15% sobre 2023

Destaque foi para os segmentos de Vestuário e Lojas de Departamento, que registraram crescimento de 20% em relação ao ano anterior

Estadão Conteúdo

Em julho, a Visa comprou a fintech Pismo por US$ 1 bilhão, no maior M&A do período. Foto: Pixabay
Em julho, a Visa comprou a fintech Pismo por US$ 1 bilhão, no maior M&A do período. Foto: Pixabay

Publicidade

A Semana do Consumidor, entre os dias 12 e 18 de março de 2024, registrou aumento de 15% nas transações em comparação com o mesmo período de 2023. Os números são da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que analisou o número de transações realizadas com credenciais Visa durante o período.

Os dados da Visa consideram sete dias, incluindo o dia do consumidor em 15 de março, mas as promoções começaram na semana anterior seguindo um movimento recente de antecipação de ofertas Mercado Livre, Shopee, Shein, Casas Bahia, Ponto e Magazine Luiza ofereceram descontos de até 80% para atrair clientes.

O destaque do estudo da empresa foi para os segmentos de Vestuário e Lojas de Departamento, que registraram crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

A análise, divulgada neste domingo (7), mostrou que, mesmo que a maioria das transações durante essa semana tenham sido presenciais, nota-se um crescimento na importância das compras virtuais.

Ao comparar essa semana com o mesmo período de 2023, registrou-se um crescimento de 20% no número de transações Visa no e-commerce. Quando analisado apenas os setores de Vestuário e Lojas de Departamento, esse crescimento é ainda maior: 30%.

Tiago Moherdaui, vice-presidente de VCA da Visa do Brasil, afirmou ainda que o pagamento por aproximação também mostrou alta: “A Semana do Consumidor tem se tornado uma data importante para o varejo e para os consumidores, que buscam aproveitar as ofertas e promoções. Neste ano, observamos um aumento expressivo das transações com a tecnologia de pagamento por aproximação – 35% acima no número de transações em relação à Semana do ano passado”, disse.

Tópicos relacionados