Relojoeiro russo independente supera Bulgari e lança o relógio mais fino do mundo

O ThinKing tem apenas 1,65 milímetro de espessura

Maria Luiza Dourado

Relógio Thinking, de Konstantin Chaykin (Divulgação)
Relógio Thinking, de Konstantin Chaykin (Divulgação)

Publicidade

O russo Konstantin Chaykin, dono de uma relojoaria independente que leva seu nome, apresentou o protótipo do ThinKing, um relógio com apenas 1,65 milímetro de espessura, que deve superar o luxuoso modelo “Octo Finissimo Ultra Mark II”, da Bulgari, que possui 1,7 milímetro.

Chaykin mostrou pela primeira vez o ThinKing na feira Geneva Watch Days, na Suíça, na semana passada. O relojoeiro também acredita que seu modelo seja um dos mais leves do mundo, pesando apenas 13,3 gramas, sem contar a pulseira.

LEIA MAIS: Crise nos relógios de luxo? Fabricantes pedem ajuda ao governo na Suíça

O nome do relógio está diretamente relacionado ao fato de seu criador ter “quebrado a cabeça” pensando e analisando todas as informações disponíveis para desenvolvê-lo durante mais de seis meses.

“Por que não dar a ele um nome apropriado? Em algum momento, percebi: ThinKing. A agradável ambiguidade desse nome permite que ele seja interpretado como ‘O Relógio Nascido do Pensamento’ e ‘O Rei dos Relógios Finos’”, diz Konstantin Chaykin em seu site.

Verso do Relógio Thinking, de Konstantin Chaykin (Divulgação)

Segundo Konstantin Chaykin, o ThinKing é feito com aço inoxidável e carboneto de tungstênio, um composto excepcionalmente rígido, apesar de leve. Sua espessura finíssima deve-se a um tambor de mola principal muito fino, sem tampas. Pensando em materiais que permanecem extremamente resistentes mesmo em espessuras reduzidas, o fabricante considera a utilização de safira ou diamante em versões futuras.

Continua depois da publicidade

Para reduzir o já baixo risco de o ThinKing ser dobrado, Chaykin desenvolveu uma pulseira de couro especial com inserções elásticas e suportes flexíveis de titânio, que limitam o impacto de força sobre o relógio durante o uso.

A precisão e a capacidade de reserva de energia do ThinKing ainda precisam ser testadas. Segundo seu criador, a versão final do relógio será apresentada na feira comercial Watches & Wonders, também em Genebra, em abril de 2024.

Chaykin afirma em seu site que o relógio ainda não está pronto para entrar em produção em série, mas não descarta essa possibilidade. “O tempo dirá”, afirma o relojoeiro, que não informou um preço para o item.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.