Consumidor brasileiro tem mirado planos de benefício, indica pesquisa

Popularização tem atingido classe C e se distancia da ideia de gasto "de luxo"

Iuri Santos

Publicidade

Quase metade dos consultados por uma pesquisa da NielsenIQ já possuem planos de serviços exclusivos, como streaming, programas de frete em varejo, milhas e pontos. Com benefícios como ofertas exclusivas, fretes grátis e cashback, os planos premium têm atraído consumidores como os da classe C e se distanciado de um gasto “luxuoso”.

Streamings e varejo são dois dos três itens que mais atraem assinantes: 80% e 77%, respectivamente. No total, 45% dos brasileiros já têm acesso a algum plano, que pode ir até segmentos como o de viagens. Os dados foram registrados pela consultoria NielsenIQ na pesquisa “O que é ser prime para o consumidor brasileiro”, feita em parceria com a Amazon (AMZO34).

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

As principais vantagens descritas pelos usuários para ingressar nos programas são frete grátis (48% das respostas) e programas de fidelidade ou cashback (47%). “Nós sabemos que o frete grátis é um ponto. Principalmente quanto saímos do eixo Rio-São Paulo, ela conta também no valor final do produto”, diz Roberta Zanini, líder de CMI Brasil da NielsenIQ.

Para as marcas, a estratégia de fidelização por meio dos planos serve como uma forma de reter e atrair clientes, melhorando os níveis de satisfação. No varejo, são casos como o do Prime, da Amazon, e o Meli+, do Mercado Livre (MELI34), canais por meio dos quais essas empresas também disponibilizam serviços de entretenimento, como o Prime Video e as parcerias do Mercado Livre com Disney+ e Star+.

Segundo aponta a pesquisa, esse tipo de serviço tem se popularizado no país. “É uma categoria que ainda vemos muito presente nas classes mais altas, mas com uma incidência muito grande, hoje, na classe C”, avalia Zanini. “Daqueles 45 [de brasileiros que assinam serviços premium] a classe C já está em 42%. Ela está enxergando o potencial desse serviço. Não são considerados como luxo, ele se torna uma solução prática para o dia a dia desse consumidor.”

Continua depois da publicidade

Para o levantamento, foram entrevistadas mil pessoas dos sexos masculino e feminino, maiores de 18 anos e nas classes A a D, na última quinzena de maio de 2024. Ele foi divulgado nesta sexta-feira (11), em um evento do Prime Day, da Amazon.

*O repórter viajou para o evento a convite da Amazon

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.