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Depois que suspendeu a venda de passagens aéreas e pacotes que integram seu programa Promo 123, a agência de viagens 123Milhas viu as reclamações contra seus serviços dispararem no país.
Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 402% em queixas em agosto na comparação com julho, com uma elevação acentuada de registros no último final de semana, por causa do anúncio da suspensão dos pacotes anunciado na noite de sexta-feira (18).
O órgão de defesa do consumidor paulista informou à reportagem do InfoMoney que as reclamações contra a empresa já passam de 1.240 registros neste mês, sendo que mais de 1.000 foram feitas no último final de semana. Em todo o mês de julho foram computadas 247 queixas.
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A empresa anunciou, na última sexta-feira (18), a suspensão das emissões de passagens aéreas e pacotes com previsão de embarque de setembro a dezembro deste ano, devido “à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, como a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada”.
Na manhã desta segunda-feira (21) o Procon-SP notificou a 123Milhas pedindo por maiores detalhes sobre:
- as “condições econômicas adversas” citadas pela empresa;
- quando ocorreu o impacto ao negócio;
- o que foi feito para atender os consumidores afetados;
- a quantidade de consumidores impactados;
- as opções além dos vouchers oferecidos como devolução de dinheiro;
- e como está sendo feito o atendimento de todas as pessoas atingidas – uma vez que muitos já entraram em contanto com o Procon alegando que a 123Milhas não responde aos contatos.
“Já temos muitos relatos de consumidores que não estariam sendo atendidos, o que é um problema adicional, especialmente para quem se programou para viajar logo no começo de setembro. A empresa, além de ter feito uma mudança unilateral das regras, não pode deixar os consumidores sem informação”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
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A notificação enviada pelo Procon-SP à 123Milhas é um procedimento inicial para que os técnicos do órgão de defesa do consumidor analisem a situação e ofereçam a melhor orientação possível aos consumidores, além de resultar em um processo de fiscalização mais detalhado.
Em resposta a questionamento do InfoMoney, a companhia confirmou que foi notificada pelo Procon – SP e que irá responder as dúvidas do órgão no prazo determinado.
A suspensão da emissão de passagens também levou a 123Milhas a entrar na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga pirâmides financeiras com criptomoedas.
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