Publicidade
Uma promoção criada por engano pela companhia aérea australiana Qantas, devido a um erro de código em seu site, gerou um mal-estar entre a empresa e centenas de clientes.
Na última quinta-feira (22), uma promoção foi publicada por acidente no site da Qantas e ficou disponível por oito horas, oferecendo um desconto de 85% em voos de primeira classe de ida e volta entre a Austrália e os EUA.
O resultado: 300 pessoas compraram as passagens “erradas”.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: Azul e Gol iniciam venda de 40 rotas compartilhadas pelo Brasil
Segundo a BBC, a Qantas disse que vai transferir os passageiros que compraram os bilhetes promocionais para uma categoria um nível inferior, a executiva, ou reembolsará o passageiro que preferir receber o valor total do bilhete de volta.
Analisando os valores das passagens, é possível entender por que a empresa não quis assumir o prejuízo inteiro.
Continua depois da publicidade
Um bilhete de primeira classe para esse trajeto — que dá direito a uísque, champanhe, menu à la carte, além de um colchão de espuma e um “menu de travesseiros” — normalmente sai a 20 mil dólares australianos, ou R$ 74,5 mil.
Considerando o desconto de 85% reportado pela BBC, alguns clientes pagaram 3 mil dólares australianos pela mesma passagem, ou R$ 11,2 mil.
A empresa informou ainda que, mesmo indo para a classe executiva, o passageiro ainda estará recebendo um desconto de 65%.
Continua depois da publicidade
Apesar do erro ter partido da Qantas, seus termos e condições já continham a informação de que, em caso de erro ou engano “razoavelmente óbvio” no preço da tarifa, a empresa tem o direito de cancelar a reserva e oferecer um reembolso total.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.