Primeira classe com 85% de desconto? Aérea faz “promoção” por engano e gera mal-estar

300 passageiros da Qantas compraram as passagens "erradas" após um erro de código no site

Maria Luiza Dourado

Publicidade

Uma promoção criada por engano pela companhia aérea australiana Qantas, devido a um erro de código em seu site, gerou um mal-estar entre a empresa e centenas de clientes.

Na última quinta-feira (22), uma promoção foi publicada por acidente no site da Qantas e ficou disponível por oito horas, oferecendo um desconto de 85% em voos de primeira classe de ida e volta entre a Austrália e os EUA.

O resultado: 300 pessoas compraram as passagens “erradas”.

Continua depois da publicidade

LEIA MAIS: Azul e Gol iniciam venda de 40 rotas compartilhadas pelo Brasil

Segundo a BBC, a Qantas disse que vai transferir os passageiros que compraram os bilhetes promocionais para uma categoria um nível inferior, a executiva, ou reembolsará o passageiro que preferir receber o valor total do bilhete de volta.

Analisando os valores das passagens, é possível entender por que a empresa não quis assumir o prejuízo inteiro.

Continua depois da publicidade

Um bilhete de primeira classe para esse trajeto — que dá direito a uísque, champanhe, menu à la carte, além de um colchão de espuma e um “menu de travesseiros” — normalmente sai a 20 mil dólares australianos, ou R$ 74,5 mil.

Considerando o desconto de 85% reportado pela BBC, alguns clientes pagaram 3 mil dólares australianos pela mesma passagem, ou R$ 11,2 mil.

A empresa informou ainda que, mesmo indo para a classe executiva, o passageiro ainda estará recebendo um desconto de 65%.

Continua depois da publicidade

Apesar do erro ter partido da Qantas, seus termos e condições já continham a informação de que, em caso de erro ou engano “razoavelmente óbvio” no preço da tarifa, a empresa tem o direito de cancelar a reserva e oferecer um reembolso total.

Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.