Publicidade
SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou, na última quarta-feira (23), a antecipação do fim da faixa exclusiva para motocicletas na Avenida 23 de Maio.
A medida tinha caráter experimental, contudo, devido ao aumento do congestionamento em uma das principais avenidas da cidade, o prefeito decidiu que a faixa exclusiva não iria terminar nesta próxima sexta-feira (25) e sim, nesta quinta-feira (24).
“Os números não foram favoráveis em relação ao trânsito na cidade. Nosso objetivo é salvar vidas. Mas, em função dos números registrados, a Prefeitura decidiu diminuir em um dia a vigência da medida experimental”, explica Kassab.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Objetivo
O objetivo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) era verificar o comportamento dos motociclistas ao circularem por faixa exclusiva em pista expressa com velocidade máxima de 80 quilômetros.
A entidade aproveitará a experiência para definir novas ações com a finalidade de diminuir acidentes envolvendo motocicletas.
Todos os dias, pelo menos um motociclista morre em São Paulo. Somente no primeiro semestre de 2007, a média de acidentes com vítimas chegou a 72 por mês.
Continua depois da publicidade
Propostas
O prefeito de SP afirmou que a administração municipal irá continuar os estudos para implementar medidas que melhorem a segurança dos motociclistas.
“Não vamos nos afastar desses objetivos”, ressaltou Kassab, após receber o relatório do secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, e do presidente da CET, Roberto Scaringella.
“Fizemos uma experiência e, assim que obtivéssemos uma avaliação, ela seria suspensa. O nível de congestionamento foi acima do que nós esperávamos. E nós precisamos compatibilizar, apesar da segurança ser objetivamente mais importante do que a fluidez, os dois aspectos”, explicou Scaringella.