Publicidade
Uma aeronave com pneu furado associada a condições meteorológicas adversas causou transtornos para passageiros nos aeroportos de Congonhas (na zona sul da capital paulista) e em Guarulhos, na Grande São Paulo, entre a noite de domingo (29) e ao longo desta segunda (30).
Na noite de domingo, o pneu de uma aeronave modelo Cirrus SF50 estourou após o pouso, às 20h22, na pista principal do aeroporto de Congonhas. Não houve feridos e nem a necessidade de atendimento médico na pista, segundo informou a administradora do aeroporto Aena.
A empresa iniciou a remoção da aeronave, às 20h51, e os pousos e decolagens foram retomados às 21h14. Até as 10h desta segunda, das 77 decolagens previstas no aeroporto de Congonhas, sete foram cancelados – ou 9% das saídas programadas. Destes, apenas um teve impacto das operações no domingo à noite. Os demais estão relacionados à meteorologia no destino do voo.
As condições meteorológicas também causaram cancelamentos no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. A concessionária GRU Airport informou que 32 voos foram cancelados pelas companhias aéreas no último domingo para adequação de malha devido às condições meteorológicas em todas as regiões do país. No início da tarde, a concessionária informou que a operação está completamente normalizada para pousos e decolagens em Cumbica.
O que dizem as companhias aéreas?
Azul
A Azul informou que, devido ao fechamento momentâneo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite de domingo, quatro voos foram cancelados e outros quatro alternaram pouso para Guarulhos e Campinas.
A companhia destacou que seus clientes estão recebendo a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e lamentou eventuais transtornos.
Continua depois da publicidade
Gol
A GOL informou que seis voos com origem no aeroporto de Congonhas (CGH) foram cancelados nesta segunda-feira (30) e outros seis voos com destino ao aeroporto paulistano também foram cancelados. De acordo com a empresa, os clientes estão recebendo as devidas facilidades e sendo remarcados para os próximos voos da companhia.
LATAM
A LATAM Brasil informou que, devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de Guarulhos, alguns voos com destino e origem foram alternados e cancelados, e que as operações estão sendo retomadas de forma gradual após a melhora das condições climáticas.
No caso de Congonhas, a companhia disse que a interdição da pista na noite de domingo a forçou a alternar ou cancelar parte de seus voos em São Paulo. Segundo a empresa, seus clientes estão sendo reacomodados e recebendo a assistência necessária aos passageiros prejudicados.
Continua depois da publicidade
A companhia orienta aos passageiros com voos marcados até hoje (30) a verificarem o status dos mesmos e reafirmou que as medidas adotadas buscam cumprir os critérios de segurança.