Publicidade
SÃO PAULO — Pizza, depilação e até seguro de vida: empresas no Brasil dos mais variados setores estão oferecendo descontos para vacinados contra Covid-19. A iniciativa é para incentivar a população a se imunizar contra a doença — mas também não deixa de ser uma boa jogada de marketing.
De acordo com os dados mais recentes compilados pelo consórcio de veículos de imprensa, 19,55% da população está totalmente imunizada contra a Covid-19 no país. No total, 41.403.032 pessoas já receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única. No total, a primeira dose foi aplicada em 100.677.686 pessoas, o equivalente a 47,54% da população.
A avaliação de especialistas é de que o ritmo de vacinação precisa acelerar para que efetivamente caiam as medidas de restrição de circulação de pessoas que ainda vigoram — o ideal é que pelo menos 80% da população receba as duas doses ou o imunizante de dose única para que isso aconteça. O desafio é grande: milhares de pessoas que tomaram a primeira dose, não compareceram para a segunda.
Continua depois da publicidade
O engajamento das empresas não só pode estimular as pessoas a se vacinarem, mas também gerar um buzz positivo em torno das marcas, segundo Benjamin Rosenthal, professor e especialista em cultura de consumo da FGV EAESP.
“As marcas que buscam recompensar os clientes que se vacinaram têm duas intenções. A primeira é responsabilidade social. Marcas que querem se mostrar socialmente responsáveis, ajudando a sociedade na direção que ela precisa. E dar desconto é uma forma de se conectar com isso. Mostrar que está incentivando o bom comportamento”, disse o professor.
“O segundo ponto é a visibilidade. As marcas sabem que esse tipo de comportamento vai ganhar espaço na mídia, vai reverberar positivamente. Hoje, uma das formas de ganhar visibilidade é praticar esse marketing ligado à responsabilidade social. Por um lado fazer o bem, pelo outro ganhar visibilidade por fazer isso”, completou.
Continua depois da publicidade
Uma terceira vertente beneficia não só as empresas mas a todos: com mais pessoas imunizadas, menos restrições são necessárias, maior fica o estímulo de crescimento econômico e caem também o número de pessoas internadas e de mortes por Covid — ou seja, todos ganham.
O InfoMoney entrou em contato com o Ministério da Saúde, que informou que não iria comentar a ajuda das empresas para engajar a vacinação no país. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também foi procurada, mas não deu retorno até a publicação desta reportagem.
Lojas e promoções
A rede Sofá Novo de Novo está oferecendo, até 5 de agosto, 15% de desconto nos serviços de higienização e blindagem para quem estiver imunizado contra a Covid.
Continua depois da publicidade
Segundo a empresa, a iniciativa vale para quem já tomou ao menos a primeira dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação. Não são todas as unidades que estão participando da campanha, os interessados devem entrar em contato pelo site para confirmar o serviço na unidade desejada.
De acordo com a Sofá Novo de Novo, a promoção visa incentivar as pessoas a se vacinarem,”já que com mais pessoas imunizadas, mais rápido a economia retoma, o que beneficiará a todos”.
A justificativa também é utilizada pela rede de fast-food de alimentação saudável Mr. Fit, que está oferecendo desconto de 10% para todos os clientes que apresentarem comprovante de vacinação. A promoção é válida para todas as unidades da rede a partir de domingo (1) até 31 de agosto.
Continua depois da publicidade
Outras empresas com franquias ao redor do país que também aderiram ao movimento para incentivar a campanha de vacinação foram a Anjos Colchões & Sofás, a rede de depilação Pello Menos, bem como o grupo de pizzarias Pizza Prime.
Enquanto a primeira vai presentear com um par de travesseiros os clientes que adquirem um conjunto box e apresentarem o comprovante da segunda dose da vacina (ou da dose única), de 9 de agosto a 30 de setembro, a rede de depilação dará 10% de desconto para clientes que tomaram a primeira dose e 10% de desconto na segunda, totalizando até 20% em serviços de depilação a partir de 1º de agosto. A campanha é válida até o fim do ano.
Já a rede de pizzarias Pizza Prime vai conceder 20% de desconto para o cliente que apresentar a carteira de vacinação nos balcões das lojas às segundas, quartas e quintas-feiras. A promoção tem início no dia 1º de agosto e é válida durante todo o mês, não sendo cumulativa a combos, bebidas e demais promoções vigentes.
Continua depois da publicidade
Também entre as pizzarias, a Domino’s está oferecendo a segunda pizza de graça às segundas-feiras para quem tomou a segunda dose do imunizante contra a Covid.
Segundo a Domino’s, a ideia é fazer um apelo às pessoas que não retornaram aos pontos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus, reforçando a importância de se completar a imunização.
Para participar, o cliente deve fazer o pedido via WhatsApp e enviar uma selfie com o cartão de vacinação para receber o cupom que dá de presente a segunda pizza; a pizza de menor valor é por conta da rede.
“É o momento de todas as companhias se unirem, usando suas melhores ferramentas, para incentivar a campanha de vacinação. Por aqui, usamos os nossos atributos mais importantes – pizza e tecnologia – para fazer a nossa parte”, diz Flávia Molina, CMO da Domino’s.
Já a seguradora Porto Seguro vai conceder condições especiais para as pessoas vacinadas que contratarem o seguro de vida flexível da companhia, o “Vida do Seu Jeito”, mediante a apresentação da carteira de vacinação.
As pessoas que completarem o ciclo vacinal terão desconto de 10% na contratação do novo seguro de vida, enquanto aqueles com apenas uma dose poderão contar com 5% de desconto.
Quando o cliente completar o ciclo de vacinação, ele poderá solicitar a complementação do desconto de 10% para as parcelas restantes no primeiro ano do seguro.
Ainda de acordo com a Porto, segurados com o ciclo de vacinação completo contarão também com a diminuição na carência para a cobertura básica de morte por Covid-19, que passa de 90 dias para 30 dias, a partir do início da vigência do seguro.
“Entendemos que o lançamento desse benefício é uma maneira de incentivar que os segurados garantam sua proteção, reforçando ainda a importância da imunização para toda a sociedade”, afirma Carlos Eduardo Gondim, diretor de vida e previdência da Porto Seguro, em nota.
A ação é válida para novas contratações realizadas até o dia 31 de dezembro deste ano.
Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.