Publicidade
SÃO PAULO – Em sua quarta alta mensal consecutiva – após uma sequência de dez quedas mensais ininterruptas, entre abril de 2010 e janeiro de 2011 -, o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres avançou 0,3% em maio.
No quinto mês do ano, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, que foi divulgado nesta segunda-feira (4), atingiu o patamar de 100,1 pontos. De acordo com o Serasa Experian, as recentes oscilações deste indicador ao redor do nível 100 indicam que o atual processo de desaceleração do crédito ao consumidor deverá se encerrar por volta do início do quarto trimestre deste ano.
Perspectivas
Para os próximos seis meses, conforme avaliam os economistas do Serasa Experian, fatores como as medidas macroprudenciais de restrição ao crédito, a elevação do imposto sobre operações financeiras (IOF) e a elevação dos níveis de inadimplência continuarão impactando o ritmo de expansão do crédito. No entanto, após esse período, a expectativa é que o ritmo de concessões de crédito às pessoas físicas volte a mostrar expansão.
Empresas
Ainda de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas mostrou retração de 0,6% no mês de maio deste ano, a sétima queda mensal consecutiva deste indicador, atingindo o valor de 99,5.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o atual momento de aperto das condições de crédito às empresas, com taxas de juros mais elevadas, prazos médios menores e níveis de inadimplência superiores, impõe restrições a um avanço mais acelerado do crédito à pessoa jurídica.