Publicidade
SÃO PAULO – Pela segunda vez consecutiva, o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres foi positivo no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (1).
Em abril, o indicador avançou 0,3%, ficando em 99,6 pontos. Esta segunda alta chega após uma sequência de dez quedas mensais seguidas, aponta a instituição.
Cenário
Na avaliação dos técnicos da Serasa, o ambiente de aperto monetário (elevações da taxa selic, elevação do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – e adoção de medidas macroprudenciais), combinado com um nível de inadimplência mais elevado do consumidor, contribuirão para moderar o ritmo de expansão do crédito ao consumidor em 2011.
Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,6% em abril de 2011, a sétima queda mensal consecutiva deste indicador, atingindo o valor de 99,6.
Segundo os economistas da Serasa Experian, este resultado sinaliza que os ambientes fiscal e monetário mais restritivos devem provocar desaceleração do crédito às empresas. Com efeito, num cenário de crescimento menos acelerado da economia brasileira, a demanda das empresas por capital de giro também tende a crescer mais lentamente.